Adenilde Petrina ministra Aula Magna na UniAcademia
- Radio Catedral
- 24 de mar.
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

Nesta segunda-feira (24), às 19h30, será realizada a Aula Magna do primeiro semestre de 2025 no Centro Universitário Academia (UniAcademia), com a presença da professora, militante e Dra. Honoris Causa pela UFJF, Adenilde Petrina Bispo.
Com mais de 50 anos de luta pelas comunidades periféricas, a trajetória de Adenilde começou aos 17 anos, ao lado de outras mulheres, liderando ações para conquistar serviços essenciais e melhores condições de vida para a população no bairro Santa Cândida.
Na década de 1990, Adenilde foi uma das fundadoras da Rádio Comunitária Mega FM, um marco na democratização da comunicação em Juiz de Fora, que permaneceu no ar por 10 anos. Desde 2013, ela se dedica ao Coletivo Vozes da Rua, que promove a cultura afro-brasileira, a música hip-hop e ações sociais voltadas à inclusão e ao empoderamento. Aos 28 anos, recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela UFJF, a primeira mulher negra homenageada dessa forma pela instituição.
Para o Reitor do UniAcademia, Giovânio Aguiar, é muito significativo ter Adenilde Petrina Bispo na Aula Magna.
Como educadora, filósofa e ativista, Adenilde enxerga a educação como uma ferramenta fundamental para a emancipação das periferias. Ela acredita que o conhecimento tem o poder de abrir caminhos, empoderar indivíduos e dar voz às comunidades marginalizadas. Ela também sempre se comprometeu com o diálogo e a construção de pontes entre realidades distintas. Giovânio Aguiar comemorou o fato de que a UniAcademia será hoje um espaço de troca de saberes
O evento é gratuito será realizado, às 19h30, no Teatro Academia, na Rua Halfeld, 1.179, no Centro e terá transmissão ao vivo pelo canal oficial do UniAcademia no YouTube. Para participar, é necessário se inscrever on-line ou através do link na bio do Instagram @uniacademiajf.
Comments