• Radio Catedral

Acidentes com energia elétrica aumentaram no Brasil em 2021

Engenheiro de segurança do trabalho orienta como evitá-los.


Por Fabíola Castro

*Foto: Site Abracopel.

Mexer com eletricidade pode ser perigoso se a pessoa não usar os equipamentos corretos ou for especializada no serviço. Um simples descuido pode provocar graves acidentes e até mesmo a morte. De acordo com dados do Anuário Abracopel 2022, divulgado recentemente pela Associação Brasileira para a Conscientização dos Perigos da Eletricidade, os números de ocorrências desta natureza continuam em um patamar alto no Brasil. Conforme a publicação, aconteceram 1.585 acidentes de origem elétrica no Brasil em 2021, que resultaram em 761 mortes. Em 2020, aconteceram 1.502 ocorrências, que resultaram em 764 óbitos.


Ainda segundo o documento, os casos são variados e muitos ocorreram em situações cotidianas, sendo grande parte deles dentro de casa. Apenas no ano passado, a Associação registrou 215 acidentes que causaram 190 mortes dentro de residências em todo o país.


O engenheiro de Segurança do Trabalho da Cemig, Francis Nascimento, destaca os altos números de acidentes com eletricidade dentro das residências.


Francis Nascimento lembra ainda que os acidentes com a rede elétrica podem acontecer também nos ambientes de trabalho.


Outro ponto de atenção quando se fala de eletricidade, segundo o engenheiro de Segurança do Trabalho, Francis Nascimento, são as crianças que podem se acidentar também em algumas situações.


O número de casos de acidentes de origens elétricas que resultam em morte no Brasil é alto. Diante dos dados da Associação Brasileira para a Conscientização dos Perigos da Eletricidade é preciso ter todo o cuidado com a eletricidade, que é produzida para dar mais comodidade às pessoas.


As inspeções periódicas nas instalações elétricas, por profissionais especializados, seguir todas as recomendações dos fabricantes, não usar extensões e benjamins para evitar sobrecarga e tomar muito cuidado também com os carregadores de celular, são apenas algumas dicas básicas de segurança. A orientação especializada é a melhor forma de prevenção aos riscos relacionados à energia elétrica.



A falta de cuidado e conhecimento para realizar as instalações elétricas podem causar acidentes em casa. / Foto: Site Abracopel.

0 comentário