top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Abril Verde: campanha alerta para saúde e segurança do trabalhador

28 de abril foi instituído em 2003 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o "Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho", em memória das vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.


Por Fabíola Castro

Foto do site: simec.com.br.

No Bendita Saúde desta quinta-feira (28), trouxemos uma entrevista sobre saúde e segurança do trabalhador, temas da campanha "Abril Verde".


O mês de abril foi escolhido para essa campanha por conta de outras duas datas importantes, o dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS); e 28 de abril, instituído em 2003, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória das vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a Lei nº 11.121/2005 instituiu esse mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.


A Professora do Curso de Fisioterapia da Estácio, Ingrid Costa, em entrevista, falou sobre esse tema e a sua importância.


Confira:


O que é segurança e saúde no trabalho?


Quais são as situações mais comuns hoje em relação ao trabalho que podem prejudicar a saúde do trabalhador? Quanto à segurança quais situações mais comuns envolvendo esse quesito?


Qual a importância da promoção da saúde e segurança no ambiente trabalho?


E qual a relação entre segurança e saúde no trabalho?


No trabalho existem os riscos ocupacionais. O que são esses riscos e a sua classificação?


Qual a importância da proteção individual e coletiva para preservação da saúde do trabalhador?


As ações visando a conscientização sobre o comportamento de prevenção de situações que podem causar acidentes e prejudicar a saúde do trabalhador são fundamentais, como é o objetivo da campanha Abril Verde?


Segundo dados do Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho de 2020, emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), foram registrados, naquele ano, cerca de 450 mil acidentes de trabalho no Brasil. No país, somente em 2021, foram comunicados 571 mil acidentes de trabalho e mais de 2.487 mortes no trabalho.*


Daí a importância da conscientização das empresas quanto a oferecer condições de trabalho com segurança, mas também dos trabalhadores de fazerem o uso dos equipamentos, se necessários, da forma correta e, além disso, de termos ambientes de trabalho saudáveis que contribuem para a saúde do trabalhador como um todo, tanto física como mental.


Evento em Juiz de Fora

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através do Departamento de Vigilância à Saúde do Trabalhador (Dvisat), Conselho Municipal de Saúde e a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (Cistt), realizou nesta quinta-feira (28), uma mesa de debate, em modalidade híbrida, com o tema “Informação em Saúde, Vigilância e Cuidados com os trabalhadores no mundo do trabalho atual. Qual cidade queremos?”. A Mesa de discussão debateu saúde do trabalhador neste Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.


O evento na íntegra pode ser conferido aqui.


Dia do Trabalho

O próximo domingo, 1º de maio, é Dia do Trabalho, dia também de São José Operário que é padroeiro dos trabalhadores. Parabéns a todos os trabalhadores e trabalhadoras!



*Fonte: Agência Senado

16 visualizações0 comentário
bottom of page