• Radio Catedral

Abril Marrom: cuidados com os olhos

Por Fabíola Castro


No quadro Bendita Saúde desta terça-feira (13), pela 102.3 FM, Oftalmologista falou sobre a Campanha Abril Marrom e a importância dos cuidados com os olhos para

evitar a perda da visão.

Foto do site Hospital da Visão Santa Catarina.

Abril Marron é o mês de conscientização da população para a prevenção da cegueira – diagnóstico, tratamento precoce e reabilitação. O mês temático é um alerta para a importância dos cuidados com os olhos e prevenção de doenças que podem levar à perda da visão.


Em 8 de abril foi comemorado o Dia Nacional do Braile (8), que é um sistema tátil de escrita usado por pessoas cegas ou de baixa visão. A data lembra o nascimento de José Álvares de Azevedo (1834), professor que cego, foi responsável por trazer, em 1850, o alfabeto Braille ao Brasil.


O Diretor Clínico da Associação dos Cegos em Juiz de Fora e também Oftalmologista, Dr. Luciano Arantes, fala sobre a importância da campanha e dos cuidados com a visão, além do trabalho de inclusão social para com as pessoas que perderam a visão realizado na instituição. Confira na entrevista, abaixo:

Quais são as doenças que acometem os olhos e que podem levar à perda da visão?


Se houver o diagnóstico precoce essas doenças são tratáveis?


É possível reverter os casos que podem levar à perda da visão? Quando a pessoa começa a perceber essa perda, as dificuldades para enxergar, o que deve ser feito?


A procura de um Oftalmologista com regularidade para se certificar da saúde dos olhos é o correto e o mais importante?


Os cuidados com a visão, com os olhos podem e devem começar desde o nascimento do bebê?


Temos neste mês, a Campanha Abril Marrom, que é de conscientização e divulgação da importância dos cuidados, da prevenção e também do diagnóstico precoce para as doenças dos olhos que podem levar as pessoas à perderem a visão?


Em Juiz de Fora, há a Associação dos Cegos, que presta auxílio, realiza prevenção, o tratamento e promove a inclusão social das pessoas que perderam a visão?


Como tem sido o trabalho da Associação do Cegos nesse tempo de pandemia?


Apesar da redução dos atendimentos e atividades na Associação dos Cegos nesse tempo de pandemia e, principalmente, nesse momento de restrições impostas pela onda roxa do programa de enfrentamento à Covid-19, informações podem ser solicitadas pelo telefone (32) 2101-2455.


Quando falamos de saúde, prevenção e diagnóstico precoce de alguma doença, são muito importantes para a cura, para a reversão do problema. As pessoas precisam estar sempre alertas e ter interesse em se cuidar. Não deixar passar, como disse na entrevista o Oftalmologista, Dr. Luciano Luciano Arantes.

No caso da visão, é preciso procurar o Oftalmologista pelo menos uma vez ao ano, para fazer exames e detectar possíveis doenças. Desde as crianças, os adultos e idosos, ter atenção aos sinais e sintomas. Buscas informações a respeito das doenças que podem levar à perda da visão é o primeiro passo para adotar medidas preventivas. Cuidar sempre! Esse é o objetivo do nosso Bendita Saúde!

0 comentário