• Radio Catedral

Abril marrom: cuidados com a visão

Por Fabíola Castro


A campanha Abril Marrom é o mês de prevenção e combate à cegueira, de conscientização para a importância dos cuidados com os olhos. Este mês tem como objetivo conscientizar e educar as pessoas sobre doenças que podem acometer os olhos e que se forem detectadas preventivamente é possível evitar a perda irreversível da visão.


O Oftalmologista, Dr. Luciano Arantes, fala sobre a importância da campanha e dos cuidados com a visão.


Confira:


Quais são as doenças mais comuns que acometem os olhos e que podem levar à perda da visão?


Se houver o diagnóstico precoce essas doenças são tratáveis?


A procura de um Oftalmologista com regularidade para se certificar da saúde dos olhos é o correto e com que idade isso deve ser feito?


Quais outras doenças podem estar associadas a perda da visão e que precisam de atenção no seu cuidado?


Os óculos são muito comuns e usados pelas pessoas no auxílio à visão? Quando eles são indicados e quais cuidados tomar ao comprar os óculos?


Outro cuidado que as pessoas devem ter também é quanto aos óculos de sol que se não for de qualidade e adequado pode prejudicar a visão?


Temos neste mês, a Campanha Abril Marrom, que é de conscientização e divulgação da importância dos cuidados, da prevenção e também do diagnóstico precoce para as doenças dos olhos que podem levar as pessoas à perderem a visão? Conscientização neste mês, mas para repercutir ao longo de todo ano no que diz respeito aos cuidados?


Em Juiz de Fora, há a Associação dos Cegos, que presta auxílio, realiza prevenção, o tratamento e promove a inclusão social das pessoas que perderam a visão? Como é o trabalho realizado?


Como ter acesso e conhecer o trabalho realizado pela Associação dos Cegos de Juiz de Fora?


A Associação dos Cegos fica na Avenida dos Andradas, 455 - Centro de Juiz de Fora. O telefone de contato e o (32) 2101-2455.


Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de brasileiros com deficiência visual é de cerca de 6,5 milhões. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das causas de deficiência visual podem ser prevenidas ou tratadas. O primeiro relatório mundial sobre visão, divulgado pela OMS em 2019, apontava que pelo menos 2,2 bilhões de pessoas têm deficiência visual ou cegueira, das quais pelo menos 1 bilhão são portadores de deficiência visual que poderia ter sido evitada ou que ainda não foi tratada.* Por isso, tão importante a prevenção e tratamento precoce, se for o caso!


*Fonte: Agência Brasil.

0 comentário