top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

1ª edição dos jogos das Escolas Católicas acontece em Juiz de Fora

Por Fabíola Castro*


De 20 a 24 de maio, acontece em Juiz de Fora, a primeira edição dos Jogos das Escolas Católicas. A competição é promovida pela Pastoral da Educação Arquidiocesana. Seis das 11 escolas ligadas à pastoral participarão do evento: Colégio Academia, Nossa Senhora do Carmo, Jesuítas, Santa Catarina, Santos Anjos e Stella Matutina.


Alunos dos 8º e 9º anos disputarão, partir de terça-feira (21), as modalidades handebol feminino e futsal masculino. Quatro escolas sediarão os jogos, sempre na parte da tarde.


A abertura acontece nesta segunda-feira (20), às 19h, no Colégio Santa Catarina. A solenidade contará com as presenças do Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, do prefeito da cidade, Antônio Almas, e da direção das escolas envolvidas.

A final do evento, assim como a premiação, previstas para a próxima sexta-feira (24), serão também no mesmo colégio.


Cada modalidade dos Jogos das Escolas Católicas será disputada em duas chaves, com três equipes que jogarão entre si. Os primeiros colocados de cada chave decidirão o vencedor e os segundos colocados, o terceiro lugar. Serão conferidos troféus de participação a todas as entidades, além de troféus e medalhas aos alunos que conquistarem do 1º ao 3º lugar. Os jogos são voltados aos membros dos colégios e seus familiares ou convidados.


Segundo o regulamento geral, os jogos têm a finalidade de “promover a integração entre alunos e educadores dos Colégios Católicos, dando oportunidade de participar de um evento esportivo em uma comunidade que aprova os valores do Evangelho, de modo que possam desenvolver sua autonomia e senso crítico”. Entre seus objetivos, estão o de reforçar, nos participantes, a capacidade de superação, o espírito de equipe, o compromisso, a liderança e a nobreza competitiva.


O documento ainda aponta o esporte como um “fenômeno social” que “reproduz os valores presentes na sociedade”. E indica que “participar de um evento esportivo é uma grande oportunidade de se contextualizar a aprendizagem de valores que possam gerar atitudes coerentes com o que se espera de alunos participantes de uma formação cristã”.


O idealizador do evento, Daniel Ribeiro, explica que os Jogos das Escolas Católicas seguem o exemplo dos gregos.

Daniel comenta também sobre a motivação para a realização dos Jogos das Escolas Católicas.

Mensagem de Dom Gil


Em mensagem aos colégios católicos, seus diretores, professores, funcionários e alunos, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, afirma o desejo de que esses sejam os primeiros de muitos outros Jogos. “Envio especialíssima bênção a todos os jovens dos vários colégios que, com suas sadias disputas, serão agraciados com o desenvolvimento das boas relações entre as pessoas, crescendo de forma bem integrada em ‘estatura, sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens’, como se refere o autor sagrado em relação a Jesus quando contava seus doze anos (cf Lc 2, 51)”.


Dom Gil ainda ressalta a oportunidade de amadurecimento que surge do evento esportivo. “Sejam momentos de alegria e confraternização entre as várias escolas, certos de que, mais importante que vencer, é competir fraternalmente, como pessoas que querem sempre o melhor para todos os seres humanos que a vida aproximou”.


Confira na tabela abaixo os jogos com horário e local das partidas.


*Com informação da Assessoria de Comunicação Arquidiocese JF

55 visualizações0 comentário
bottom of page