top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Aberto pré-cadastro para vacinação contra a Covid-19 de pessoas com comorbidades em Juiz de Fora

Por Fabíola Castro

Imagem: PJF.

A Prefeitura de Juiz de Fora realizou uma coletiva de imprensa no início da tarde desta segunda-feira (3), com a Secretária de Saúde, Ana Pimentel e também com a presença da Secretária de Governo, Cidinha Louzada, para falar sobre a vacinação contra a Covid-19, em Juiz de Fora. Além de anunciar a abertura do pré-cadastro de pessoas com comorbidades para se imunizarem.


Esse público inclui pessoas com Síndrome de Down, doença renal crônica em hemodiálise, gestantes e puérperas, independente da idade. O pré-cadastro deve ser feito ainda pelas pessoas com comorbidades entre 55 e 59 anos e aquelas com deficiência permanente, nessa mesma idade, inscritas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).


Já no início da coletiva, Ana Pimentel detalhou o número de doses dos imunizantes recebidos por Juiz de Fora.

De acordo com a Secretária, o município atingiu a meta de vacinação com a primeira dose, de mais de 80% do público-alvo a partir de 60 anos. Dessa forma, esse público será ampliado na cidade.


As pessoas com doença renal crônica que estão em hemodiálise serão imunizadas nos locais onde realizam o tratamento e não precisam do pré-cadastro.


Além desse público, a Prefeitura abre também o pré-cadastro para pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades e deficiência permanente.


Segundo a Secretária de Saúde de Juiz de Fora, será disponibilizada a lista completa de comorbidades contempladas pela vacinação contra a Covid-19.


Segunda dose Coronavac


Ana Pimentel explicou ainda sobre a aplicação da segunda dose da vacina Coronavac em Juiz de Fora.

De acordo com a Secretária de Saúde, as pessoas que estavam agendadas para tomar a segunda dose da vacina Coronavac nesse início do mês de maio terão que aguardar essas doses chegarem.

Conforme a secretária, Juiz de Fora recebeu alguns lotes com quantitativo menor de doses nos frascos e, já foi solicitado ao Governo Estadual a reposição dessas doses.


Vacinação dos trabalhadores da saúde já cadastrados


Quanto a vacinação dos trabalhadores de saúde que foram cadastrados e ainda não foram imunizados, a Secretária Ana Pimentel disse que começa ainda nessa semana e esse calendário e esquema de aplicação, para cada dia, será divulgado.


Vacina Influenza


Ana Pimentel falou também sobre a vacinação contra a Influenza que está em curso, ao mesmo tempo em que se aplica a vacina da Covid-19. Nesse momento estão sendo imunizadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos, em gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde. Segundo a secretária essa vacinação segue de forma tranqüila.


Os locais para vacinação desses novos públicos, segundo informado na Coletiva, serão divulgados em breve.


Pré-cadastro


O pré-cadastro deve ser realizado no site da PJF. Clique aqui. No formulário disponibilizado devem ser inseridos nome, CPF, data de nascimento, sexo, telefone, idade e informada qual comorbidade que o inscrito possui. O questionário não é um sistema de agendamento, pois tem o objetivo de agilizar o atendimento nos locais de vacinação e evitar aglomerações na aplicação das vacinas.


Um outro formulário, no meso site, deve ser impresso e preenchido para ser entregue no momento da vacinação. O campo “Estabelecimento de saúde” deve ser deixado em branco. As pessoas devem apresentar ainda documento que comprove a comorbidade, cópia da identidade com foto e do comprovante de residência. Caso o comprovante não esteja em seu nome, será necessária uma declaração por escrito do titular da residência, confirmando que a pessoa reside no local.


Comorbidades que são priorizadas para imunização


Dentre as comorbidades incluídas como prioritárias para o processo de vacinação contra o novo coronavírus, encontram-se: diabetes, doenças do coração, doenças pulmonares, hipertensão arterial, câncer, insuficiência renal, imunossuprimidos, obesidade grau 3 (IMC≥40), cerebrovasculares, transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, cirrose hepática e anemia falciforme. As comorbidades estão descritas no Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

152 visualizações0 comentário
bottom of page