top of page

Abertas inscrições para o Concurso Estadual de Queijos Artesanais

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • 17 de jul.
  • 2 min de leitura

Por Rádio Catedral


Foto: Claudia Garcia/Emater-MG
Foto: Claudia Garcia/Emater-MG

Estão abertas as inscrições para o décimo oitavo Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais. A competição, promovida pela Emater, é uma das mais tradicionais do estado e tem como objetivo valorizar os produtores, incentivar a melhoria da qualidade e celebrar a cultura e diversidade dos queijos mineiros — um verdadeiro patrimônio de Minas.


Neste ano, os interessados têm até o dia 15 de agosto para se inscrever gratuitamente nos escritórios locais da Emater-MG. É necessário apresentar a documentação exigida e preencher um formulário.


A produção de queijo artesanal em Minas é uma herança do período colonial, marcada pelo uso do leite cru, que garante características únicas de sabor, textura e aroma. Os queijos traduzem o terroir da região onde são produzidos, com influência do relevo, da altitude, da vegetação e até da alimentação dos animais.


Os queijos poderão ser inscritos em cinco categorias, incluindo Queijo Minas Artesanal (maturação até 30 dias); Queijo Minas Artesanal de Casca Florida Natural; Três tipos diferentes de queijos das regiões de Alagoa e Mantiqueira de Minas.


A técnica estadual da Emater, Maria Edinice Rodrigues, destaca que,ao longo do tempo, novos tipos de queijo vem sendo incorporados no concurso.



Ao todo, dez regiões mineiras são reconhecidas como produtoras de Queijo Minas Artesanal, entre elas a Canastra, o Serro, Araxá e Campo das Vertentes.

Para participar, é preciso que o estabelecimento esteja registrado em serviço de inspeção oficial — seja municipal, estadual ou federal — e que tenha sido classificado em concursos regionais.


Após as inscrições, os produtores devem entregar suas amostras até o dia 1º de setembro nos escritórios da Emater ou, diretamente, no município de Itanhandu, no dia 3 de setembro. O julgamento acontece no dia seguinte, com jurados especializados avaliando aspectos como consistência, aroma, cor e, claro, o sabor.


Os cinco melhores queijos de cada categoria receberão troféus. E todos os participantes ganham um certificado de reconhecimento pelo trabalho e dedicação à tradição mineira.

A técnica da Emater, Maria Edinice, ressalta as vantagens para o produtor ao vencer um dos prêmios do concurso.


Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page