• Radio Catedral

A Pascom e o trabalho essencial em tempos de pandemia

Por Fabíola Castro


Jovem da Paróquia São Pio X em Juiz de Fora conta da experiência da Pascom durante esses meses de pandemia.

Parte da equipe da Pascom com o atual pároco, Padre Adeilson Silva, MSC.

A Pastoral da Comunicação (Pascom) na Igreja Católica mais do que nunca ganhou importância fundamental para manter viva a fé e o sentido de pertença eclesial dos fiéis em tempos de pandemia e da necessidade de distanciamento social, principalmente para aquelas pessoas do chamado grupo de risco para o novo coronavírus.


Muito além de apenas fazer fotos nas celebrações e eventos, ela se consolidou como importante canal de transmissão das Missas, momentos de Orações, Adorações ao Santíssimo Sacramento, e outras atividades que estão sendo celebradas sem a presença de fiéis ou com número reduzido nas igrejas.


Os Agentes da Pascom ou como eles vêm sendo chamados os “pasconeiros” se multiplicaram pelas nossas paróquias ou se desdobraram para fazer a Palavra de Deus chegar aos lares, às Igrejas Domésticas. Fizeram e estão fazendo como exorta o lema do II Sínodo da Arquidiocese de Juiz de Fora: “Proclamai o Evangelho pelas ruas e sobre os telhados” (cf. Mt 10, 27). Estão ajudando a levar essa proclamação hoje pelos meios digitais, pelas ondas da internet.


A jovem Beatriz Sodré Escarati, da Paróquia São Pio X, no Bairro Ipiranga, em Juiz de Fora, faz parte da Pastoral da Comunicação e comenta sobre experiência que tiveram ao longo desse ano.

Beatriz destaca o apoio importante do pároco na condução dos trabalhos da Pascom e o que mudou com a pandemia.

Segundo a jovem, um grande marco desse tempo foram as transmissões das carreatas realizadas nas festas dos padroeiros das comunidades que compõem a paróquia.

A Pastoral da Comunicação da Paróquia São Pio X é composta por nove membros, de acordo com Beatriz.

A comunicação com verdade e responsabilidade é de extrema importância para a vida da sociedade, não só na Igreja.

O Papa Francisco escolheu como tema da 55ª Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais em 2021 “Vinde ver”, com o lema “Comunicar encontrando as pessoas como e onde estão”. O trabalho da Pascom é justamente esse: a comunicação do encontro.

A Pastoral da Comunicação, assim como tantas outras dentro da Igreja, é acolhedora, e sempre cabe mais um para acrescentar no trabalho, para aprender, transmitir conhecimento, levar acolhimento ainda que à distância, se assim se fizer necessário. A pasconeira, Beatriz Escarati, deixa um recado aos jovens.

Num tempo que nos pede distanciamento social por causa da pandemia, a comunicação torna possível a proximidade. No chamado dos primeiros discípulos, com Jesus que vai ao seu encontro e os convida a segui-lo, vemos também o convite para usar todos os meios de comunicação, em todas as suas formas, para alcançar as pessoas como são e onde vivem.


Equipe da Pascom com o antigo pároco, Padre Magno Luiz, MSC.

0 comentário

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .