top of page

A oração do Papa Leão XIV diante do túmulo de São Charbel: proteja o Líbano e o seu povo

  • Foto do escritor: Silvia Carvalho
    Silvia Carvalho
  • há 9 horas
  • 2 min de leitura

Por Bianca Fraccalvieri, de Beirute


Foto: Vatican Media
Foto: Vatican Media

O segundo dia de Leão XIV no Líbano representa o coração espiritual da viagem. O dia começou com a oração diante do túmulo de São Charbel Maklūf. 


Sacerdote maronita e eremita, é um dos santos mais amados de todo o Oriente Médio, respeitado até mesmo por quem não é cristão. Símbolo da santidade ascética, viveu no Mosteiro de São Maroun, onde está sepultado, e é conhecido pelos muitos milagres atribuídos à sua intercessão após sua morte, especialmente pela cura dos doentes.


É interessante notar que num país de um cristianismo tão antigo, que remonta à passagem do Apóstolo Paulo nestas terras, os fiéis nutram esta devoção a um santo relativamente recente, que nasceu em 1828 e morreu em 1875, sendo beatificado e canonizado no pontificado de São Paulo VI. Aliás, este ano, celebram-se 100 anos desde que a abertura do processo.


Visitar este local é uma experiência única, primeiramente pela localização, entre as montanhas fora de Beirute, a 1200 metros de altitude, com neve no inverno. Cercado de cedros, o eremitério de pedras é o mais austero possível. Mas o que realmente impressiona é a sua cela: um tecido no chão e um tronco de madeira como travesseiro.


A sua figura, portanto, está ligada ao sofrimento silencioso e à renúncia à mundanidade, temas significativos para um Líbano em crise. A atmosfera é singular e muitos fiéis não contêm a emoção ao visitar santuário.


A oração de Leão XIV é histórica: é a primeira vez de um Papa e é um gesto de homenagem à profunda fé e esperança que perdura mesmo nas piores tribulações.


"O que São Charbel nos ensina hoje?", questionou o Pontífice, que assim respondeu: "O Espírito Santo moldou-o para que ensinasse a oração aos que vivem sem Deus, o silêncio aos que vivem no barulho, a modéstia aos que vivem para aparecer, a pobreza aos que buscam riquezas. São todos comportamentos que vão contra a corrente, mas é justamente por isso que nos atraem, como água fresca e pura para quem caminha no deserto".


Para a Igreja, o Pontífice pediu comunhão e unidade. Para o mundo, a paz.

“Imploramos a paz especialmente para o Líbano e para todo o Levante. Mas sabemos bem que não há paz sem conversão dos corações. Por isso, que São Charbel nos ajude a dirigir-nos a Deus e a pedir o dom da conversão para todos nós.”

Túmulo de São Charbel Maklūf no Líbano  Foto Vatican Media
Túmulo de São Charbel Maklūf no Líbano  Foto Vatican Media

São Charbel na Arquidiocese de Juiz de Fora

Na Arquidiocese de Juiz de Fora, há uma comunidade em honra a São Charbel, santo símbolo de união entre Oriente e Ocidente. Ela fica na Rua Maria de Sá Barreto, 26, no Bairro Aeroporto em Juiz de Fora.

Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page