• Radio Catedral

4 de dezembro: dia de Santa Bárbara


Nesta sexta-feira, 4 de dezembro, a Igreja celebra Santa Bárbara, considerada a protetora contra os raios. Filha de pais pagãos, Bárbara aprendeu a amar a Deus observando a natureza, o céu, o sol, as estrelas e todas as maravilhas da terra.


Ela nasceu na Nicomédia, atual Turquia. Num lar pagão, desde pequena participava dos cultos e homenagens aos deuses. Mas a menina aprendeu os valores cristãos a ponto de apegar-se a eles com toda a força da alma. Assim, instruída no cristianismo às escondidas, recebeu o batismo.


Porém, chegou o dia em que seu pai tomou conhecimento disso. A princípio, tentou persuadi-la a voltar aos valores pagãos com artimanhas. O tempo foi passando e nada de Bárbara render-se. As pressões sobre ela aumentaram e a sua desobediência também. Até que, um dia, o pai a agrediu fisicamente, com castigos severos. Bárbara resolveu fugir de suas mãos e escondeu-se numa gruta.


Foi encontrada por dois pastores e entregue ao pai, que a maltratou, novamente, de maneira terrível. Estava apenas começando o seu sofrimento e martírio. Nada conseguindo, o pai a entregou ao governador romano Marciano.


Impressionado com a beleza da jovem, o governante, a princípio, evitou maltratá-la. Tentou conquistá-la, não somente para sua religião como também para si. Nada conseguiu e a jovem começou a ser flagelada, várias horas seguidas, durante dias inteiros. Conta-se que jamais se ouviu uma queixa ou lamento.


Segundo a tradição, Bárbara era confortada e tratada à noite por um anjo, de tal modo que no dia seguinte se apresentava a Marciano como se nada lhe tivesse acontecido durante o dia anterior. Tanto foi seu sofrimento que uma outra jovem cristã se ofereceu para tomar o seu lugar. Tinha vinte anos de idade e seu nome era Emiliana. Não conseguiu substituí-la, sendo depois morta no mesmo dia que ela.


Nessa ocasião, foi seu próprio pai que lhe serviu de carrasco. O golpe da espada paterna fez rolar sua cabeça e nesse instante foi fulminado por um raio que caiu sobre ele. Tudo isso aconteceu no século III. Por isso, até hoje, Santa Bárbara é invocada a proteger seus devotos durante as grandes tempestades de raios e trovões.


Em Juiz de Fora, na Igreja Santa Bárbara, do Jardim Santa Bárbara, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Benfica, haverá a Missa às 19h.


No Interior da Arquidiocese, a Paróquia Santa Bárbara de Santa Bárbara do Monte Verde (MG), festejou a Padroeira com uma Missa pela manhã.


Na Paróquia Santa Bárbara em Carlos Alves, Distrito de São João Nepomuceno (MG), a padroeira será celebrada às 19h, com a Missa.


A Comunidade Santa Bárbara em Matias Barbosa (MG), pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Conceição,celebrou a Padroeira pela manhã, com a Missa na Matriz, com transmissão pelo Facebook da paróquia.


Na Igreja Santa Bárbara em São João Nepomuceno (MG), assistida pastoralmente pela Paróquia Nossa Senhora da Piedade, de Rochedo de Minas, haverá a Missa às 8h, no próximo domingo, 6 de dezembro.



*Com informações de: Santo do Dia - comeceodiafeliz.com.br

0 comentário

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .