• Radio Catedral

4 de agosto: Dia do Padre

Por Fabíola Castro*


"O Sacerdote é o amor do Coração de Jesus. Quando virdes o padre, pensai em Nosso Senhor Jesus Cristo" (São João Maria Vianney).


O Dia do Padre é celebrado oficialmente em 4 de agosto, data da festa de São João Maria Vianney, desde 1929, quando o Papa Pio XI (11) o proclamou “homem extraordinário e todo apostólico, padroeiro celeste de todos os párocos de Roma e do mundo católico”.


São João Maria Vianney foi um santo homem que nasceu na França, no ano de 1786, e depois de passar por muitas dificuldades, por conta das poucas habilidades, foi ordenado sacerdote. Amado e respeitado por todos os fiéis e pelo clero da Igreja, sua fama de conselheiro correu por todo o mundo cristão. Assim, ele se tornou um dos mais famosos confessores da história da Igreja. Morreu em 1858, sendo canonizado em 1925. São João Maria Vianney é o melhor exemplo das palavras profetizadas pelo apóstolo Paulo: “Deus escolheu os insignificantes para confundir os grandes”.


Ser padre é ser “pai” de uma comunidade inteira. Como tal, é o homem da Palavra de Deus, da Eucaristia, do perdão e da bênção, exemplo de humildade, penitência e tolerância; o pregador e conversor da fé cristã. Enfim, um comunicador e entusiasta da Igreja, que luta por uma vivência cristã mais perfeita. Dessa Igreja missionária, que não sobreviveria sem o sacerdote, como indicou o próprio Jesus Cristo, seu fundador pela Paixão por nós.


O Monsenhor Miguel Falabella de Castro, de 88 anos de idade e 65 anos de vida presbiteral, fala sobre o sacerdócio e o dia dedicado aos padres.

A missão do padre é construir comunidades, entender a alma humana e perdoar os pecados, evangelizar, unir e alimentar a comunidade pela Eucaristia. São verdadeiras testemunhas da fé, por sua oração, sacrifício e coragem cristã. Monsenhor Falabella ainda ressalta outra missão primordial.

Na próxima terça-feira (6), uma Missa às 11h, na Capela do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, presidida pelo Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, lembrará o Dia do Padre, quando todos os sacerdotes estrarão juntos na Cúria Metropolitana para mais uma reunião do Clero.



*Com informações de: cancaonova.com

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .