38ª Semana de Teologia é oportunidade para aprofundar a fé na pessoa de Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem
- Silvia Carvalho
- 17 de set.
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

Os 1.700 anos do Concílio de Niceia são o tema da 38ª Semana de Teologia, que teve início na segunda-feira, dia 15, promovida pelo curso de Teologia do UniAcademia, no Campus Seminário Santo Antônio. O evento, que segue até esta quinta-feira, dia 18, celebra os 1700 anos do Concílio, acontecimento fundamental na definição da fé cristã, e propõe reflexões sobre sua atualidade para a Igreja e para a sociedade de hoje.
A abertura contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e do Reitor do UniAcademia, Giovânio Aguiar. Logo em seguida, o professor e padre Paulo Roberto Gomes, da Diocese de Leopoldina, ministrou a conferência de abertura com o tema “De Niceia aos nossos dias: o Mistério do amor perfeito de Deus Uno e Trino”.
O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, destacou a importância do Concílio de Nicéia , que reafirma a fé cristã em Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
Dom Gil também fez questão de elogiar a iniciativa do Seminário em discutir o tema.
Já o Reitor do Seminário, Padre Antônio Camilo de Paiva, destacou a necessidade de atualizar essas reflexões em um tempo marcado pela secularização.
Na conferência, Paulo Roberto Gomes explicou que as decisões de Niceia não foram apenas debates teóricos, mas definições centrais para a fé e a salvação. Ele destacou que o credo niceno afirma a consubstancialidade entre Pai, Filho e Espírito Santo, revelando que Deus é amor e que esse mistério inspira a vida prática do cristão.
A Semana de Teologia conta também com minicursos, mesas-redondas e debates. O evento é gratuito e aberto ao público, reunindo seminaristas, padres, agentes de pastoral, candidatos ao Diaconato Permanente e fiéis interessados.









Comentários