top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

30 de agosto: Dia Nacional de Prevenção de Acidentes na Infância

Por Fabíola Castro

*Foto: Freepik.

Nesta terça-feira, 30 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes na Infância. A data busca alertar sobre a importância da prevenção de acidentes na redução da morbimortalidade infantil. No Brasil milhares de crianças morrem ou são hospitalizadas vítimas de acidentes das mais variadas naturezas.


Em Juiz de Fora, em alusão à data foi realizada a Semana Municipal de Prevenção de Acidente Infantil promovida pelo Comitê Municipal de Prevenção à Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, vinculado à Subsecretaria de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde.


A enfermeira obstetra e membro do Comitê, Ana Beatriz Querino Souza, que é também coordenadora do espaço Nupensa – Núcleo Profissional Ensinando Saúde, em entrevista para quadro "Bendita Saúde" desta terça-feira, 30, falou sobre os acidentes mais comuns com crianças e a importância da prevenção para evitar mortes e internações com sequelas.


Confira:


No dia 30 de agosto é o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes na Infância. Qual a importância desta mobilização?


Muitas crianças são vítimas de acidentes em nosso país. E quais as causas, quais são os mais comuns?


Este Dia Nacional de Prevenção de Acidentes na Infância tem como objetivo conscientizar da importância da prevenção de acidentes na redução da morbimortalidade infantil. O que seria essa morbimortalidade?


O que fazer para evitar que essas situações aconteçam, para prevenir acidentes com as crianças?


Em Juiz de Fora, há o Comitê Municipal de Prevenção à Mortalidade Materna, Infantil e Fetal? Qual o trabalho que é realizado?


Quais as suas dicas aos pais e responsáveis, a quem cuida de uma criança, e em caso de acidentes o que fazer?


Considerações finais.


A enfermeira Ana Beatriz Querino Souza é também coordenadora do espaço Nupensa – Núcleo Profissional Ensinando Saúde e este local oferece cursos de primeiros socorros, inclusive para professores, cursos de primeiros socorros em crianças, cursos de gestantes, cursos de cuidados com bebê. No próximo dia 24 de setembro haverá o curso de primeiros socorros. Para saber mais, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (32) 98864-5385. E também também a página @nupensa no Instagram.

11 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page