top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

27 de novembro: Dia de Nossa Senhora das Graças e da Medalha Milagrosa


Foto do site: domvob.wordpress.com.

Nesta sexta-feira, 27 de novembro, a Igreja celebra Nossa Senhora da Graças, invocada também sob o título de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. “Fazei cunhar uma medalha conforme este modelo. Todos os que a usarem, trazendo-a ao pescoço, receberão grandes graças. Estas serão abundantes para aqueles que a usarem com confiança”, disse Nossa Senhora a Santa Catarina Labouré, no dia 27 de novembro de 1830.


Foi nesse ano de 1830 que a Virgem Maria apareceu para a Irmã Catarina Labouré, da Congregação das Filhas da Caridade, primeiramente na noite de 18 de junho. Um anjo despertou a religiosa e a conduziu até a capela, onde encontrou a Mãe de Deus e conversou com ela por mais de duas horas, ao final da qual Maria lhe disse: “Voltarei, minha filha, porque tenho uma missão para te confiar”.


No dia 27 de novembro do mesmo ano, a Santíssima Virgem voltou a aparecer para Catarina. A Mãe de Deus estava com uma veste branca e manto azul. Conforme relatou a religiosa, era de uma “beleza indizível”. Os pés estavam sobre um globo branco e esmagavam uma serpente.


Suas mãos, à altura do coração, seguravam um pequeno globo de ouro, coroado com uma pequena cruz. Levava nos dedos anéis com pedras preciosas que brilhavam e iluminavam em toda direção.


A Virgem olhou para Santa Catarina e lhe disse: “O globo que vês representa o mundo inteiro, especialmente a França e cada alma em particular. Estes raios são o símbolo das graças que Eu derramo sobre as pessoas que me pedem. As pérolas que não emitem raios são as graças das almas que não pedem”.


O globo de ouro que a Virgem Maria estava segurando se desvaneceu e seus braços se estenderam abertos, enquanto os raios de luz continuavam caindo sobre o globo branco dos pés.


Nesse momento, formou-se um quadro oval em torno de Nossa Senhora, com as seguintes palavras em letras douradas: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”.


Então, Maria pediu que Catarina mandasse cunhar a medalha, segundo o que estava vendo.


A aparição girou e no reverso estava a letra “M” com uma cruz que tinha uma barra em sua base, a qual atravessava a letra. Embaixo figurava o coração de Jesus, circuncidado com uma coroa de espinhos, e o coração de Nossa Senhora, transpassado por uma espada. Ao redor haviam doze estrelas.


A manifestação voltou a acontecer por volta do final de dezembro de 1830 e princípio de janeiro de 1831.


Em 1832, o Bispo de Paris autorizou a cunhagem da medalha e assim se espalhou pelo mundo inteiro. Inicialmente a medalha era chamada “da Imaculada Conceição”, mas quando a devoção se expandiu e se produziram muitos milagres, foi chamada “Medalha Milagrosa”, como é conhecida até nossos dias.


O Padre Everaldo José Sales Borges, responsável pela Comunidade Nossa Senhora das Graças, pertencente à Paróquia Santa Teresinha, fala sobre essa devoção à Mãe de Jesus, que é portadora das graças e caminho até seu filho.

Na impossibilidade de se reunir na igreja por conta da pandemia, a comunidade realizou a Novena de forma virtual com o envio das orações pelo aplicativo de mensagens WhatsApp e, segundo Padre Everaldo, puderam atingir assim milhares de pessoas.


Nesta sexta-feira (27), uma Missa foi celebrada na Capela logo cedo. A celebração foi gravada e está disponivel no canal do Youtube da Paróquia Santa Teresinha. A igreja estará aberta durante todo o dia para orações pessoais, conforme Padre Everaldo.

A Capela Nossa Senhora das Graças fica na Rua Aníbal Alves, 163 – Bairro Nossa Senhora das Graças.


Também a Catedral Metropolitana celebra Nossa Senhora das Graças. A Santa Missa pode ser acompanhada às 12h pela Rádio Catedral e pela Web TV A Voz Católica no Facebook e Youtube.


Na Comunidade Nossa Senhora das Graças, do Bairro de Lourdes, pertencente à Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, haverá às 19h, a Missa Festiva. A comunidade fica na Rua Horácio de Melo Brandão, 900.


Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Benfica, a Missa festiva será às 19h. O agendamento da participação deve ser feito através do telefone (32) 3213-3279, das 14h às 18h. A Matriz fica na Rua Paulo Garcia, 21.


Na Igreja Santa Maria Eterna em Humaitá, que é assistida pela Paróquia São Sebastião, haverá às 19h, a Missa festiva. O agendamento da participação deve ser feito através do telefone (32) 3266-8137. A Celebração é transmitida pelo Facebook da Comunidade. A Igreja fica na Rua Antônio Jacinto de Oliveira, 428 ‐ Bairro Humaitá.


No interior da Arquidiocese, comunidades também celebram Nossa Senhora das Graças. Clique aqui e confira.



*Com informações de: www.acidigital.com

261 visualizações0 comentário
bottom of page