top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

25 de julho: Dia de São Cristóvão

Por Fabíola Castro


Nesta quinta-feira, 25 de julho, a Igreja celebra São Cristóvão. Ele foi um mártir importante na história do cristianismo do Oriente e do Ocidente, que viveu durante o governo de Décio, terceiro imperador romano, por volta do ano 250.


Sua história, que é conhecida sobretudo no Ocidente, conta que ele levou um menino, ao qual não conhecia, através de um rio, antes que a criança revelasse a ele que era Cristo.


Seu nome em grego era “Christophoros” e significa “o portador de Cristo”. Desde o século IV foi representado com o menino Jesus sobre seus ombros e levando um cajado com folhas.


Era crença comum que bastava olhar para sua imagem para que o viajante se visse livre de todo perigo durante aquele dia. Por isso, é considerado padroeiro dos peregrinos, viajantes, motoristas e transportadores em geral.


Segundo a tradição, foi um homem de grande estatura e serviu como soldado do Império Romano; também se diz que tinha uma alma caritativa e tentava ajudar os cristãos presos.


Cristóvão foi batizado em Antioquia e se dirigiu para pregar na Lícia e Samos. Ali, foi preso pelo rei, que estava às ordens do imperador Décio. Após resistir a abdicar de sua fé diante de várias tentativas de tortura, ele foi degolado.


O Padre José de Anchieta Moura Lima, responsável pela Comunidade Nossa Senhora de Fátima e São Cristóvão no Bairro Benfica, fala sobre o que devemos aprender com o exemplo de São Cristóvão.

Para o Padre Everaldo José Sales Borges, responsável pela Comunidade São Cristóvão do Bairro Centenário, o santo é aquele protetor que está sempre nos caminhos dos fiéis que se confiam a ele.

Nesta quinta-feira (25), várias celebrações lembram o dia do padroeiro dos motoristas.


Na Capela Nossa Senhora de Fátima e São Cristóvão, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, haverá às 19h30, a Missa festiva com bênção das carteiras dos motoristas. A capela fica na Rua Paulo Garcia, 613 – Bairro Benfica.


Na Capela São Cristóvão, pertencente à Paróquia Santa Teresinha, as celebrações começaram logo cedo e ainda haverá missas às 15h e 19h. O endereço da capela é Rua Domingos Sávio, 553 – Bairro Centenário.


Na Igreja da Glória será dada a bênção aos motoristas às 19h. O endereço é Av. dos Andradas, 855 – Morro da Glória.


No Interior da Arquidiocese, também há comunidades que celebram São Cristóvão, em Santos Dumont e São João Nepomuceno. Clique aqui e confira as programações.


*Com informações de: acidigital.com

65 visualizações0 comentário
bottom of page