top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

24 de junho: Natividade de São João Batista

Por Fabíola Castro


Confira as celebrações em honra ao precursor de Jesus na Arquidiocese de Juiz de Fora.


Nesta segunda-feira, 24 de junho, a Igreja celebra Solenidade do Nascimento de São João Batista.O santo deste dia, juntamente com a Santíssima Virgem Maria, é o único a ter o aniversário natalício recordado pela liturgia.


São João Batista nasceu seis meses antes de Jesus Cristo, seu primo, e foi um anjo quem revelou seu nome ao seu pai, Zacarias, que há muitos anos rezava com sua esposa para terem um filho. Estudiosos mostram que possivelmente depois de idade adequada, João teria participado da vida monástica de uma comunidade rigorista, na qual, à beira do Rio Jordão ou Mar Morto, vivia em profunda penitência e oração.


Pode-se chegar a essa conclusão a partir do texto de Mateus: “João usava um traje de pelo de camelo, com um cinto de couro à volta dos rins; alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre”. O que o tornou tão importante para a história do Cristianismo é que, além de ser o último profeta a anunciar o Messias, foi ele quem preparou o caminho do Senhor com pregações conclamando os fiéis à mudança de vida e ao batismo de penitência (por isso “Batista”).


Como nos ensinam as Sagradas Escrituras: “Eu vos batizo na água, em vista da conversão; mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu: eu não sou digno de tirar-lhe as sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo” (Mateus 3,11).


Os Evangelhos nos revelam a inauguração da missão salvífica de Jesus a partir do batismo recebido pelas mãos do precursor João e da manifestação da Trindade Santa. São João, ao reconhecer e apresentar Jesus como o Cristo, continuou sua missão em sentido descendente, a fim de que somente o Messias aparecesse.


Grande anunciador do Reino e denunciador dos pecados, ele foi preso por não concordar com as atitudes pecaminosas de Herodes, acabando decapitado devido ao ódio de Herodíades, que foi esposa do irmão de Herodes, com a qual vivia pecaminosamente.


João Batista morreu na santidade e reconhecido pelo próprio Cristo: “Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João , o Batista” (Mateus 11,11).


Frei Carlos Roberto Oliveira Charles, OFM Conv, responsável pela Capela São João Batista, pertencente à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do Bairro Monte Castelo, em Juiz de Fora, comenta sobre a devoção a São João Batista.

Frei Carlos Charles, fala sobre a programação festiva neste dia de São João Batista.

A capela São João Batista fica na Rua José Martins da Silva, 139 – Bairro Cerâmica.


Outras programações em honra de São João Batista:


Também tem programação festiva nesta segunda-feira, 24 de junho, a Comunidade São João Batista, pertencente à Paróquia São Pedro Às 19h30, haverá Celebração da Palavra. O endereço é Rua Liduino Vieira dos Reis, 114 – Bairro Aeroporto.

Já no interior da Arquidiocese, na Paróquia São João Batista em São João da Serra, Distrito de Santos Dumont (MG), // nesta segunda às 12h vai, haverá o repicar dos sinos da Matriz. Às 18h30, procissão com as imagens de São João Batista e São Sebastião em direção à Matriz, onde será celebra Missa Solene. A Igreja fica na Praça da Matriz, s/nº – Centro do Distrito de São João da Serra.


Na Comunidade São João Batista, pertencente à Paróquia São Joaquim e Sant’Ana, também em Santos Dumont, às 19h será celebrada a Santa Missa. A capela fica na Rua Giovanni Peduzzi, 420 – Bairro Córrego do Ouro.


Na Comunidade São João Batista em Lima Duarte (MG), pertencente à Paróquia Nossa Senhora das Dores, nesta segunda-feira às 18h, acontecerá procissão, seguida de Santa Missa. A comunidade fica na Rua Aristides de Almeida, s/nº – Bairro Vila Vitoriana.


Na Capela São João Batista, em Santo Antônio do Rio Grande (pertencente à Quase-Paróquia Santo Antônio de Pádua, nesta segunda às 18h, será celebrada a Santa Missa, seguida de procissão em honra ao padroeiro. A capela fica na Rua Alameda Gastronômica, 24 – Distrito de Maringá.


*Com informações de: santo.cancaonova.com

15 visualizações0 comentário
bottom of page