top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

24 de junho: Festa de São João Batista

Por Fabíola Castro*


Nesta quarta-feira, 24 de junho, a Igreja Católica celebra Solenidade do Nascimento de João Batista.


São João Batista juntamente com a Santíssima Virgem Maria, é o único santo a ter o aniversário natalício recordado pela liturgia. Ele nasceu seis meses antes de Jesus Cristo, seu primo, e foi um anjo quem revelou seu nome ao seu pai, Zacarias, que há muitos anos rezava com sua esposa para terem um filho.


O que o tornou tão importante para a história do Cristianismo é que, além de ser o último profeta a anunciar o Messias, foi ele quem preparou o caminho do Senhor com pregações conclamando os fiéis à mudança de vida e ao batismo de penitência (por isso “Batista”).


Como nos ensinam as Sagradas Escrituras: “Eu vos batizo na água, em vista da conversão; mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu: eu não sou digno de tirar-lhe as sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo” (Mateus 3,11).


Os Evangelhos nos revelam a inauguração da missão salvífica de Jesus a partir do batismo recebido pelas mãos do precursor João e da manifestação da Trindade Santa. São João, ao reconhecer e apresentar Jesus como o Cristo, continuou sua missão em sentido descendente, a fim de que somente o Messias aparecesse.


Grande anunciador do Reino e denunciador dos pecados, ele foi preso por não concordar com as atitudes pecaminosas de Herodes, acabando decapitado devido ao ódio de Herodíades, que era esposa do irmão de Herodes, com a qual este vivia pecaminosamente.


O grande santo, São João Batista, morreu na santidade e reconhecido pelo próprio Cristo: “Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista” (Mateus 11,11).


Celebrações festivas


Neste ano as tradicionais festas de São João precisam ser celebradas de uma forma diferente, devido ao distanciamento social por conta da pandemia do coronavírus e os fiéis devem acompanhar as celebrações pela internet.


Em Juiz de Fora, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Monte Castelo, há uma Comunidade dedicada a São João Batista, localizada no Bairro Jardim São João.


Nesta quarta-feira (24), para celebrar o padroeiro haverá a Santa Missa às 19h, juntamente com o 7° dia da Novena, que prepara também a Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A celebração pode ser acompanhada pelo Facebook e YouTube da paróquia.


No interior da Arquidiocese, a Paróquia São João Batista, localizada em São João da Serra, Distrito de Santos Dumont (MG), também está em festa. Às 14h, haverá a Missa Solene Transmitida pelo Facebook da paróquia. Às 15h, será realizada carreata pelas ruas da Comunidade e às 15h30, bênção dos carros.


Também a Quase-Paróquia Santo Antônio de Pádua em Santo Antônio do Rio Grande, Distrito de Bocaina de Minas (MG), tem uma Comunidade dedicada a São João Batista, em Maringá. Nesta quarta (24), haverá às 17h30, peregrinação com a imagem do padroeiro pelas ruas da comunidade e às 19h, a Missa festiva com transmissão pelo Facebook da Quase-Paróquia.


São João Batista, exemplo a ser seguido


O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, fala no vídeo, abaixo, sobre este grande santo da Igreja e comenta ainda sobre o que São João Batista nos ensina hoje.



*Com informações de: santo.cancaonova.com

16 visualizações0 comentário
bottom of page