top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

2 de abril: Dia de São Francisco de Paula

Por Fabíola Castro*


Em Juiz de Fora há uma Paróquia dedicada a São Francisco de Paula, no Distrito de Torreões. Por conta da pandemia do novo coronavírus não foi possível a realização da festa do padroeiro.

*Foto: Facebook Paróquia São Francisco de Paula /Festa do padroeiro em ano anterior

Nesta quinta-feira, 2 de abril, a Igreja celebra São Francisco de Paula. O santo nasceu na cidade de Paula, na Calábria, Itália, em 1416. Recebeu este nome devido a devoção de seus pais a São Francisco de Assis. Em sinal de gratidão a uma cura recebida por intercessão do santo, viveu um tempo num convento franciscano.


Amor a Deus e ao próximo marcaram sua história, e seu lema pessoal era a caridade. Depois de sair do convento, foi em peregrinação com seus pais para Roma, e ali descobriu seu chamado à vida eremítica. Ficou na Itália, em uma região distante, dedicando-se à vida de oração e penitência. Um homem da caridade, em comunhão com as dores da humanidade e da Igreja.


Muitos descobriram sua santidade e iam até ele pedir conselhos. Alguns desses descobriam sua vocação e permaneciam. Com isso, Francisco de Paula fundou uma ordem eremítica (Ordem dos Mínimos), que tinha como lema a caridade.


São Francisco de Paula morreu aos 91 anos de idade em 2 de abril de 1507. A fama de sua santidade só fez aumentar, tanto que doze anos depois, em 1519, o Papa Leão X autorizou o culto de São Francisco de Paula, cuja festa litúrgica ocorre no dia de sua morte.


Suas devoções particulares consistiam em cultuar o mistério da Santíssima Trindade, da Anunciação da Virgem, da Paixão de Nosso Senhor, bem como os santíssimos nomes de Jesus e Maria.

Na Arquidiocese de Juiz de Fora há uma Paróquia dedicada a São Francisco de Paula, no Distrito de Torreões. Por conta da pandemia do novo coronavírus não foi possível a realização da festa do padroeiro. O pároco, Padre José Custódio de Oliveira, deixa uma mensagem a todos.

Padre José Custódio lembrou ainda, nessa data de 2 de abril, o aniversário de morte de São João Paulo II. O sacerdote reforçou também a necessidade dos cuidados de cada um nesse momento delicado e difícil de pandemia.


Igreja Matriz São Francisco de Paula - Distrito de Torreões



*Com informações de: santo.cancaonova.com

21 visualizações0 comentário
bottom of page