top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

18 de Outubro: São Lucas

por Giovane Rezende*

Na próxima segunda-feira, dia 18 de outubro, a Igreja no Brasil celebra memória do padroeiro dos médicos e pintores, São Lucas. O santo foi um médico grego, convertido por São Paulo tornou-se colaborador no apostolado. Além disso, foi o responsável pela primeira história da Igreja, conhecida como Atos dos Apóstolos, e por um dos evangelhos.


Na Arquidiocese, duas comunidades são dedicadas a São Lucas e prepararam programações especiais em sua homenagem.


São Lucas - Paróquia Santa Rita


Na comunidade São Lucas, do Bairro Marumbi, pertencente a Paróquia Santa Rita de Cássia, já está sendo realizada a Novena, desde o dia 9 de Outubro, com o Cerco de Jericó. O pároco de Santa Rita, Padre Antônio Camilo de Paiva, destaca a história do Santo, o primeiro a juntar religião e a ciência.

A Novena, realizada sempre às 19h, segue até domingo. O Cerco de Jericó se encerra na próxima sexta-feira, 15. Padre Camilo detalha a programação.

Na segunda-feira, 18, dia de São Lucas, será realizada programação durante todo o dia, com missas, adoração ao Santíssimo e distribuição do chá de São Lucas, como conta Padre Antônio Camilo de Paiva.

A Capela de São Lucas fica localizada na Rua Luiz Fávero, 175 – Bairro Marumbi.


São Lucas - Paróquia Nossa Senhora de Fátima


Na Comunidade São Lucas, no Bairro Cidade do Sol, pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do bairro Barbosa Lage, as comemorações tiveram início nesta quinta-feira (14), com um tríduo, às 19h30. O Administrador Paroquial, padre Expedito de Lopes Castro, destacou o segundo dia do Tríduo, celebrado nesta noite, 15.

A programação segue até domingo, 17, como destaca padre Expedito.

A festa de São Lucas acontece na próxima segunda-feira, 18, mas, segundo o Administrador Paroquial, Padre Expedito, a paróquia decidiu antecipar as comemorações para domingo, visando uma maior participação na solenidade.

Padre Expedito de Lopes Castro faz deixa aos ouvintes da Rádio Catedral uma bênção especial.

A capela de São Lucas fica na Rua Silva Mello, s/nº – Cidade do Sol.


Confira as programações completas:


Capela São Lucas – Marumbi (pertencente à Paróquia Santa Rita de Cássia) *A capela fica na Rua Luiz Fávero, 175 – Marumbi


Até 15 de outubro – Cerco de Jericó 19h* – Orações do Cerco de Jericó


Dia 16 de outubro – Sábado 19h – Missa


Dia 17 de outubro – Domingo 7h – Missa Logo após, haverá exposição do Santíssimo Sacramento, que durará todo o dia 16h – Carreata com a Imagem de São Lucas pelas ruas do bairro Marumbi 19h – Missa


Dia 18 de outubro – Segunda-feira – Dia de São Lucas 9h e 19h* – Santa Missa

*Haverá Adoração ao Santíssimo Sacramento durante todo o dia. **Haverá funcionamento de cantina todos os dias. ***Transmissão pelo Facebook da Paróquia.


Capela São Lucas – Cidade do Sol (pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Barbosa Lage) *A capela fica na Rua Silva Mello, s/nº – Cidade do Sol


De 14 a 16 de outubro – Tríduo 19h30 – Missa


Dia 17 de outubro – Domingo

9h30 – Missa festiva em honra ao padroeiro 12h – Almoço

*Haverá funcionamento de cantina todos os dias.


*Com informações da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese JF

30 visualizações0 comentário
bottom of page