top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

150 anos do mineiro Santos Dumont, Pai da Aviação Mundial, são celebrados com programações especiais

Atualizado: 15 de jul. de 2023

Por Fabíola Castro*



Alberto Santos Dumont foi um importante inventor e pioneiro da aviação brasileira. Ele nasceu em João Gomes, Minas Gerais, em 20 de julho de 1873, hoje chamada de Santos Dumont em sua homenagem. Desde jovem, mostrou interesse pela ciência e tecnologia, e começou a construir seus próprios objetos voadores, incluindo pipas e balões.


Em 1898, mudou-se para Paris onde continuou seus estudos sobre aviação e construiu seu primeiro balão motorizado. Em seguida, ele construiu vários outros balões e dirigíveis, realizando voos históricos que o tornaram famoso em todo o mundo. Mas foi com o 14-Bis, em 1906, que Santos Dumont conquistou seu lugar na história como o primeiro homem a voar em um avião com motor próprio. Sua invenção revolucionou a aviação e abriu caminho para o desenvolvimento da aviação comercial.


O Sargento Julio Fonseca da Epcar - Escola Preparatória de Cadetes do Ar da Força Aérea Brasileira, em Barbacena, fala sobre o mês especial de comemoração dos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação.


Na cidade de Santos Dumont está o Museu de Cabangu dedicado a um vasto acervo de Alberto Santos Dumont.


Sargento Júlio comenta sobre as comemorações que estão sendo realizadas pelos 150 anos de Santos Dumont, Pai da Aviação.


Além disso, no dia 21 de julho, segundo Sargento Júlio, será realizada uma cerimônia no Museu de Cabangu em Santos Dumont.


A vida de Alberto Santos Dumont, suas invenções e contribuições para a aviação são lembradas até hoje, tendo se tornado um símbolo de inovação e perseverança para muitos brasileiros e entusiastas da aviação em todo o mundo.


Em novembro de 1984, foi consagrado Patrono da Aeronáutica Brasileira, um reconhecimento às suas contribuições para o transporte aéreo mundial. Suas criações são consideradas um marco inicial para a evolução da aviação, destacando-se o mais conhecido, 14-Bis, um aparelho mais pesado que o ar, que conseguiu decolar autonomamente utilizando um motor de 50 cavalos de potência, e ainda pousou na presença dos membros do Aeroclube da França no Campo de Bagatelle em Paris.


Confira aqui o site oficial.


Programação no Museu Cabangu neste domingo, 16


Neste domingo, 16 de julho, as festividades pelos 150 anos de Alberto Santos Dumont contarão com a programação do "Um Voo de Lazer no Museu!" a partir das 10h30. No Museu Cabangu haverá food trucks, brinquedos para a crianças, exposições para conhecer a história de Santos Dumont, também aeromodelismo, festival de pipas, gincanas, oficinas, música e dança.


A Prefeitura de Santos Dumont em parceria com a Celeste/Viplam diaponibilizará ônibus gratuitos saindo do Terminal Rodoviário para o evento.


Os horários dos ônibus gratuitos saindo da rodoviária serão às 10h, 10h30, 11h30, 12h30 (reservado para colaboradores) e 13h30.



*Com informações da Prefeitura de Santos Dumont.

49 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page