• Radio Catedral

15 de setembro: Nossa Senhora das Dores e da Piedade

Por Fabíola Castro*


Neste dia 15 de setembro, a Igreja celebra Nossa Senhora das Dores, invocada também pelo título de Nossa Senhora da Piedade.

Celebramos sua compaixão, piedade, suas sete dores cujo ponto mais alto se deu no momento da crucificação de Jesus. Esta devoção deve-se muito à missão dos Servitas – religiosos da Companhia de Maria Dolorosa – e sua entrada na Liturgia aconteceu pelo Papa Bento XIII.

A devoção a Nossa Senhora das Dores possui fundamentos bíblicos, pois é na Palavra de Deus que encontramos as sete dores de Maria: o velho Simeão, que profetiza a lança que transpassaria (de dor) o seu Coração Imaculado; a fuga para o Egito; a perda do Menino Jesus; a Paixão do Senhor; crucificação, morte; e sepultura de Jesus Cristo.

Como Igreja, não recordamos as dores de Nossa Senhora somente pelo sofrimento em si, mas sim, porque também, pelas dores oferecidas, a Santíssima Virgem participou ativamente da Redenção de Cristo.

Desta forma, Maria, imagem da Igreja, está nos apontando para uma Nova Vida, que não significa ausência de sofrimentos, mas sim, oferta de si para uma civilização do Amor.

O pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, do Bairro Grama, em Juiz de Fora, Padre Antônio Eduardo Dias da Silva, fala sobre essa devoção.

Nossa Senhora é intercessora junto ao seu Filho Jesus por todos aqueles que a ela recorrem.

Neste momento de pandemia, Nossa Senhora das Dores é consolo nos momentos difíceis e de sofrimento, como comenta Padre Antônio Eduardo.

Na Paróquia Nossa Senhora das Dores, do Bairro Grama, haverá nesta terça-feira (15) às 19h30, a Missa festiva, com transmissão pelo YouTube da paróquia.


No interior, a Paróquia Nossa Senhora das Dores de Bias Fortes (MG), celebra também a padroeira. Uma missa já foi realizada pela manhã e a Igreja Matriz ficará aberta para visitação da Imagem, oração e distribuição da Sagrada Comunhão Eucarística até 14h30. Às 15h, haverá uma carreata com a imagem da padroeira pelas ruas da cidade.


Na Paróquia Nossa Senhora das Dores de Lima Duarte (MG), houve uma celebração pela manhã. Até às 14h, haverá a distribuição da Sagrada Comunhão para os fiéis nos carros. Às 15h, acontecerá um cortejo com a imagem de Nossa Senhora das Dores pelas ruas. No trajeto haverá arrecadação de alimentos para as obras Vicentinas. Às 18h, será rezado o Santo Terço. Já às 19h, haverá Santa Missa Solene, com transmissão pelo Facebook de um paroquiano e pela Rádio Serrana FM 87,9.


Na Paróquia Nossa Senhora das Dores em Dores do Paraibuna - Distrito de Santos Dumont (MG), haverá às 17h, adoração ao Santíssimo Sacramento e às 18h, a Missa Solene, com transmissão pelo Facebook da Paróquia.


Na Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Taruaçu, em São João Nepomuceno (MG), haverá a Missa às 19h, com transmissão pelo alto-falante da igreja.

Neste dia 15 de setembro é celebrada também Nossa Senhora da Piedade, que é Padroeira de Minas Gerais. O Padre Emerson de Assis Braz fala sobre a devoção.

Na Paróquia Nossa Senhora das Estradas, Matriz Nossa Senhora da Piedade, do Bairro Igrejinha, em Juiz de Fora, haverá nesta terça-feira (15) às 17h30, cortejo de Nossa Senhora da Piedade. Às 19h30, será a Santa Missa Solene, com transmissão pelo Facebook da Paróquia Nossa Senhora das Estradas e também da Paróquia São Sebastião, da Barreira do Triunfo.


Na Capela Nossa Senhora da Piedade, localizada no Bairro Solidariedade, pertencente à Paróquia Sant’Ana, do Bairro Vila Ideal, haverá às 19h30, a Missa Solene, com transmissão pelo Facebook e YouTube da Paróquia.

Também no interior, a Paróquia Nossa Senhora da Piedade em Rochedo de Minas, está em festa. Haverá às 17h, carreata com a imagem da padroeira pelas ruas da cidade. Durante todo o dia, a igreja ficará aberta para orações.



*Com informações de: santo.cancaonova.com

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .