top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

14 de setembro: Festa da Exaltação à Santa Cruz

Por Roberta Oliveira


A Igreja Católica celebra nesta terça-feira, 14 de setembro, a Exaltação da Santa Cruz. Exaltamos a Cruz de Jesus Cristo, porque é nela que foi revelado o máximo amor de Deus pela humanidade.


Essa festividade está ligada à dedicação de duas importantes Basílicas construídas em Jerusalém por ordem de Constantino, filho de Santa Helena. Uma, construída sobre o Monte do Gólgota e outra, no lugar em que Cristo Jesus foi sepultado e ressuscitado pelo poder de Deus. A dedicação dessas duas basílicas remonta ao ano 335, quando a Santa Cruz foi exaltada ou apresentada aos fiéis. Encontrada por Santa Helena, foi roubada pelos persas e resgatada pelo imperador Heráclio.


Duas paróquias de Juiz de Fora estão com programação especiais. O tríduo preparatório na Paróquia Santa Cruz, no Bandeirantes terminou nesta segunda (13), com Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira. Ele lembrou o significado da Cruz nos dias atuais, e a importância de estar atento e ser solidário ao sofrimento dos outros.


O pároco da Paróquia de Santa Cruz, Padre Edimilson Luiz Ribeiro, destacou o tema discutido ao longo do tríduo na comunidade.

Nesta terça (14), às 19h, haverá Missa festiva, seguida de drive-thru de caldos e pastéis. As festividades terminam no domingo (19), com feijoada também em drive-thru, no valor de R$15 e participação por ordem de chegada, a partir das 11h30. A Matriz de Santa Cruz fica na Praça Artur Bernardes, s/nº, no Bandeirantes


Comunidade Santa Cruz - Paróquia Mãe de Deus


A Exaltação à Santa Cruz também é comemorada pela Comunidade Santa Cruz, na Rua Maria Garcia, 372, Bairro de Lourdes. A Missa festiva será às19h30. Quem quiser participar presencialmente deve agendar pelo telefone 3211-3237. Quem preferir, poderá acompanhar a celebração no Facebook da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus.


Maior sinal do amor de Deus


Graças a Deus, a Cruz está guardada na tradição e no coração de cada verdadeiro cristão. A Santa Cruz é fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio; na Cruz encontramos o maior sinal do amor de Deus.

47 visualizações0 comentário
bottom of page