top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

12 de agosto: Dia de Nossa Senhora da Cabeça

Por Fabíola Castro*



Nesta segunda-feira, 12 de agosto, a Igreja Nossa Senhora da Cabeça. Esta devoção mariana, de origem espanhola, teve início na Andaluzia, mais precisamente na Serra Morena, onde se encontra o Pico da Cabeça.


O pastor Juan de Rivas, depois de participar das guerras entre os mouros e os reis de Castela, mutilado e sem poder carregar armas, retirou-se à Serra Morena para apresentar um pequeno rebanho de sua propriedade. No dia 12 de agosto de 1227, por volta da meia-noite, ouviu, em meio a fortes luzes que iluminavam o monte da Cabeça, o som de uma campainha.


Vencido o temor, aproximou-se do monte e viu, no meio de uma fogueira, a Virgem Maria. A esplendorosa Senhora lhe pediu para ir à cidade de Andújar dizer a todos que era vontade de Deus que ali se construísse um templo. Juan prometeu cumprir o que era pedido, mas manifestou sua insegurança: não acreditariam nele. Então, a Virgem restituiu-lhe o braço perdido. Tal prodígio serviria de prova contra aqueles que duvidassem da veracidade de suas palavras.


Sem conter sua alegria, Juan dirigiu-se ao povoado para contar o prodígio. A população foi ao monte para ver a imagem. Nossa Senhora da Cabeça foi proclamada padroeira da vila. Com a ajuda de cidades vizinhas construíram um belo santuário no lugar da aparição.


Quando de seu surgimento na Espanha, a devoção a Nossa Senhora da Cabeça não era associada à parte do corpo humano a qual este título mariano nos remete. “Cabeça” era apenas o nome do monte onde Maria Santíssima foi vista. Aqui no Brasil, ela costuma ser invocada para males que atacam o cérebro.


O administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Cabeça em Juiz de Fora, Padre Marcos Ribeiro Silvestre, comenta sobre essa devoção.

Padre Marcos fala sobre a programação preparada para este dia na paróquia.

A Paróquia Nossa Senhora da Cabeça é administrada por Padre Marcos Silvestre, que pertence à Diocese de Valença (RJ). No local está instalado o Seminário desta diocese.

Padre Marcos finaliza convidando a todos para participarem das celebrações de Nossa Senhora da Cabeça.

A Matriz Nossa Senhora da Cabeça fica na Rua Anita Garibaldi, s/nº - Bairro São Dimas.



*Com informações de: a12.com

1.184 visualizações0 comentário
bottom of page