top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

11 de Fevereiro: Nossa Senhora de Lourdes

por Giovane Rezende

A Igreja Católica celebra, em 11 de fevereiro, Nossa Senhora de Lourdes, considerada a padroeira dos enfermos. Paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora e uma comunidade rendem homenagens a essa denominação de Maria com a realização de programações especiais. (Confira no final da matéria)


No bairro Francisco Bernardino, a paróquia que leva o nome desta denominação da Santíssima Virgem, a programação teve início nesta semana. O pároco, Padre Gil Condé da Silva, destacou os tempos difíceis que vivemos e, nesta época, a padroeira dos enfermos intercede a Deus pela vitória contra a pandemia.

Como tema, segundo padre Gil Condé, foi escolhido "Maria: Filha, Esposa, Mãe e serva fiel, sempre atenta às necessidades do povo".

A novena, iniciada no último dia 2 de Fevereiro, segue até dia 10, com missa sempre às 19h. No dia 11, dia de Nossa Senhora de Lourdes, a paróquia recebe programação especial com quatro celebrações, a última presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, como conta o Padre Gil Condé.

Durante o período da Novena, a paróquia realiza gesto concreto, com doações específicas destinadas ao Instituto Padre João Emílio, como ressalta o pároco Padre Gil Condé da Silva.

Segundo padre Gil Condé, toda a programação vai ser transmitida pelo Facebook da Paróquia.

O pároco da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro Francisco Bernardino, Padre Gil Condé da Silva, faz um convite aos ouvintes da Rádio Catedral.

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes fica na Av. Juscelino Kubitschek, 790 – Francisco Bernardino.


Confira as programações completas:


Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Bairro Francisco Bernardino *A Matriz Nossa Senhora de Lourdes fica na Av. Juscelino Kubitscheck, 790 – Francisco Bernardino


De 2 a 10 de fevereiro – Novena 19h – Celebração Eucarística com bênção do Santíssimo Sacramento *Haverá adoração ao Santíssimo Sacramento nos dias 3 e 10 de fevereiro, de 9h às 18h. **Durante a novena, a paróquia arrecadará leite, feijão e achocolatado em pó como gesto concreto, sendo as doações destinadas ao Instituto Padre João Emílio.


Dia 5 de fevereiro – Sábado 17h – Carreata com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes


Dia 6 de fevereiro – Domingo 9h30 – Visita da imagem de Nossa Senhora de Lourdes à Comunidade São Sebastião 11h30 às 14h – Almoço (retirada de marmitex)


Dia 11 de fevereiro – Sexta-feira – Dia de Nossa Senhora de Lourdes 6h, 9h e 15h – Celebrações Eucarísticas com bênção do Santíssimo Sacramento 19h – Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira *Neste dia, a Igreja Matriz ficará aberta o dia todo.

**Haverá funcionamento de barraquinhas todos os dias após a novena e, no dia 11, depois das Missas das 15h e 19h.


Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Pedro Teixeira/MG *A Matriz Nossa Senhora de Lourdes fica na Praça Nossa Senhora de Lourdes, 160 – Centro


De 2 a 10 de fevereiro – Novena 19h – Missa


Dia 11 de fevereiro – Sexta-feira – Dia de Nossa Senhora de Lourdes 6h – Concentração na praça seguindo em caminhada para a Gruta Nossa Senhora de Lourdes com a oração do Terço 6h30 – Celebração da Palavra na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, seguida por procissão com a imagem da Padroeira pelas ruas da cidade 12h – Missa na Matriz dedicada aos enfermos e idosos 14h – Leilão de gado no Campo Central 18h – Missa Solene seguida de procissão luminosa pelas ruas da cidade 19h30 – Leilão de prendas e funcionamento de barraquinhas na praça


Dia 12 de fevereiro – Sábado 14h – Show de prêmios e funcionamento de barraquinhas na praça


Dia 13 de fevereiro – Domingo 11h30 – Feijoada na quadra da Escola (marmitex no sistema drive-thru) *Venda de ingressos antecipada no valor de R$ 15


Igreja Nossa Senhora de Lourdes – Bairro Alto Grajaú (Pertencente à Paróquia Nossa Senhora do Líbano) *A igreja fica na Rua Wady Abdo Farah, 170 – Alto Grajaú


De 1º a 7 de fevereiro 19h – Oração do Terço


De 8 a 10 de fevereiro – Tríduo 19h – Missa


Dia 11 de fevereiro – Sexta-feira – Dia de Nossa Senhora de Lourdes 19h – Missa

28 visualizações0 comentário
bottom of page