• Radio Catedral

11 de agosto: dia de Santa Clara de Assis

Por Fabíola Castro*

*Imagem de Santa Clara da igreja do Bairro Santa Paula

Nesta terça-feira, 11 de julho, a Igreja Católica celebra Santa Clara. Ela nasceu em Assis (Itália), no ano de 1193, e o interessante é que seu nome vem de uma inspiração dada a sua fervorosa mãe, a qual lhe revelou que a filha haveria de iluminar o mundo com sua santidade.


Pertencente a uma nobre família, destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, por isso, ao se deparar com a pobreza evangélica vivida por Francisco de Assis apaixonou-se por esse estilo de vida.


Em 1212, quando tinha apenas dezoito anos, a jovem abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isso foi ao encontro de Francisco de Assis na Porciúncula. Ao se dirigir para a igreja de São Damião, Clara – juntamente com outras moças – deu início à Ordem, contemplativa e feminina, da Família Franciscana (Clarissas), da qual se tornou mãe e modelo, principalmente no longo tempo de enfermidade, período em que permaneceu em paz e totalmente resignada à vontade divina.


Nada podendo contra sua fé na Eucaristia, pôde ainda se levantar para expulsar – com o Santíssimo Sacramento – os mouros (homens violentos que desejavam invadir o Convento em Assis) e assistir, um ano antes de sua morte em 1253, à Celebração da Eucaristia, sem precisar sair de seu leito. Por essa razão é que a santa de hoje é aclamada como a “Padroeira da Televisão”.


Duas comunidades em Juiz de Fora homenageiam Santa Clara. No Bairro Milho Branco, a Comunidade que pertence à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Francisco Bernardino) completa 30 anos em 2020. O pároco, Padre Gil Condé, comenta sobre esse tempo de evangelização.

Santa Clara foi e é um exemplo de humildade e cuidado com os mais pobres, iluminando seus caminhos, buscando sempre estar na direção de Jesus.

Neste ano não haverá a tradicional festa da padroeira por conta das restrições causadas pela pandemia, mas a Capela Santa Clara ficará aberta nesta terça-feira até as 20h, para oração e adoração ao Santíssimo Sacramento. De acordo com Padre Gil, ele gravou um vídeo falando sobre Santa Clara, com oração, que será divulgado pelas redes sociais e grupos de mensagens. A igreja fica na Rua Ivan Batista de Oliveira, 1115 - Bairro Milho Branco.


Na Capela Santa Clara, localizada no Bairro Santa Paula, pertencente à Paróquia Divino Espírito Santo (Progresso), haverá nesta terça (11) uma Missa festiva às 18h30. A celebração, que contará com a participação de poucas pessoas, será transmitida pelo Facebook Paróquia Divino Espírito Santo JF. Após a celebração, haverá cortejo com a imagem de Santa Clara pelas ruas do bairro.


O Pároco, Padre Almir Miranda Silva, pediu que os fiéis, em casa, preparem velas para serem abençoadas durante a transmissão e enfeitem as janelas para o momento da carreata com a imagem da Padroeira da comunidade.


*Com informações de: santo.cancaonova.com

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .