• Radio Catedral

São José Operário, patrono dos trabalhadores, é celebrado nesta quarta-feira, 1º de maio

Atualizado: 30 de Abr de 2019


Imagem da internet

Nesta quarta-feira, 1º de maio, a Igreja Católica celebra São José Operário. O santo, que já é lembrado em 19 de março, ganhou mais um dia em sua memória em 1955, quando o Papa Pio XII o proclamou Patrono dos trabalhadores.


O santíssimo São José, protetor da Igreja Universal, assumiu este compromisso de não deixar que nenhum trabalhador de fé esqueça-se de que ao seu lado estão Jesus e Maria. A Igreja, nesta festa do trabalho, autorizada pelo Papa Pio XII, deu um lindo parecer sobre todo esforço humano que gera, dá a luz e faz crescer obras produzidas pelo homem.


São José, que na Bíblia é reconhecido como um homem justo, é quem revela com sua vida que o Deus que trabalha sem cessar na santificação de Suas obras, é o mais desejoso de trabalhos santificados: “Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o de boa vontade, como para o Senhor, e não para os homens, cientes de que recebereis do Senhor a herança como recompensa… O Senhor é Cristo” (Col 3,23-24).


O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, fala sobre a celebração de São José neste 1º de maio.

Na Arquidiocese de Juiz de Fora, algumas comunidades já deram início às programações especiais em homenagem ao padroeiro dos trabalhadores.


Na Paróquia São José, localizada no Bairro Costa Carvalho, em Juiz de Fora, o dia 1º de maio vai ser marcado por missas durante todo o dia. Em todas elas, haverá bênção da carteira de trabalho e distribuição de uma mini cesta básica, que segundo o administrador paroquial, Padre Pierre Maurício, será abençoada para que nunca falte alimento nas casas dos fiéis devotos de São José.


Confira as programações em Juiz de Fora e no interior da Arquidiocese:


Paróquia São José – Costa Carvalho *A Matriz fica na Av. Sete de Setembro, 288 – Costa Carvalho

Dia 1º de maio – Quarta-feira – Dia de São José Operário 7h, 9h, 12h, 15h e 19h30 – Missas


Comunidade São José – Vale Verde (pertencente à Paróquia São Pio X) *A comunidade fica na Rua Margarida Maria Alves, 49 – Vale Verde

Dias 29 e 30 de abril – Segunda e Terça-feira 19h30 – Celebração

Dia 1º de maio – Quarta-feira – Dia de São José Operário 8h30 – Procissão saindo da Comunidade Santa Efigênia em direção à Comunidade São José, onde haverá Missa *Após a missa, haverá feijoada e show de prêmios.


Capela São José – Chapéu D’Uvas (pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Assunção) *A capela fica na Praça José Vieira Tavares, s/nº – Chapéu D’Uvas

Até 30 de abril – Novena do Padroeiro 18h – Novena na capela

De 1º a 3 de maio – Tríduo

Dia 1º de maio – Quarta-feira – Dia de São José Operário 8h30 – Toque festivo dos sinos, concentração dos fiéis no largo da igreja 9h – Caminhada até o Cruzeiro, onde será rezado o terço, seguido de lanche partilhado no salão da igreja 17h – Solene Celebração Eucarística com a participação do coral da Paróquia Santo Antônio, de Ewbank da Câmara

Dia 2 de maio – Quinta-feira 19h30 – Terço dos Homens na capela

Dia 3 de maio – Sexta-feira 19h30 – Solene Celebração Eucarística, seguida de show de prêmios

Dia 4 de maio – Sábado 18h – Procissão do Padroeiro 19h – Solene Celebração Eucarística, com a participação das comunidades paroquiais e o Ministério de Música da Paróquia Nossa Senhora da Assunção *Após a missa, haverá show de prêmios.

Dia 5 de maio – Domingo 16h – Carreata saindo da praça da Capela São José até a praça da Matriz, onde haverá momento de oração *No retorno à Capela São José, os veículos serão abençoados. 17h – Solene Celebração Eucarística com a participação do Ministério de Música da Comunidade Exaltai *Após a missa, haverá leilão de prendas e assados.

*Haverá funcionamento de barraquinhas nos dias 3, 4 e 5 de maio.


Capela São José – Vila São José (pertencente à Paróquia Nossa Senhora das Estradas) *A capela fica na Rua José Leite de Oliveira, 1 – Vila São José

Dia 1º de maio – Quarta-feira – Dia de São José Operário 18h – Missa Solene com bênção das carteiras de trabalho *Após a celebração, haverá funcionamento de barraquinhas.


Capela São José Operário – Lima Duarte/MG (pertencente à Paróquia Nossa Senhora das Dores) *A Capela fica na Rua Tiradentes, s/nº – Bairro Vila Cruzeiro

Até 30 de abril – Novena 19h30 – Missa

Dia 1º de maio – Quarta-feira – Dia de São José Operário 17h30 – Procissão saindo da Rua Dr. Enéas, 139 em direção à capela, onde haverá Solene Eucaristia


*Com informações de santo.cancaonova.com e Arquidiocese JF.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .