top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

1º Congresso Internacional de Educação Católica da Arquidiocese de Juiz de Fora tem início hoje (1º)

Por Fabíola Castro


A Arquidiocese de Juiz de Fora promove entre esta sexta (1º) e a próxima terça-feira, dia 5 de novembro, o 1º Congresso Internacional de Educação Católica, com o tema “Educação: riscos, desafios e perspectivas”.


O evento é organizado pela Pastoral da Educação e pela Associação Católica de Historiadores (ACH) e contará com a participação especial do Secretário da Congregação para Educação Católica de Roma, Dom Vincenzo Zani. Entre os palestrantes, estão ainda o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira; o Bispo de Palmares (PE), Dom Henrique Soares; o Bispo Auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil, Dom José Francisco Falcão; o Monsenhor Rafael Capelato e os professores Luis Eduardo Duarte Novais e Raphael Tonon.


O Congresso terá também, momentos culturais, com apresentação de corais, capoeira, e visita histórico-cultural guiada à Catedral Metropolitana. Foram mais de 450 inscrições, sendo a maioria dos estados de Goiás, Maranhão, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.


O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, fala sobre a promoção do evento. Confira no vídeo:



São esperadas mais de 500 pessoas nas noites de segunda (4) e terça-feira (5), período onde será permitida a participação de interessados gratuitamente.


O evento terá a participação de profissionais das redes pública e privada de educação, incluindo 11 instituições de ensino de Juiz de Fora: Colégios Jesuítas, Carmo, Arautos, Santa Clara, Academia, Stella Matutina, Santos Anjos, Instituto Padre João Emílio, Santa Catarina, Resgate, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), além da Associação Católica de Historiadores e membros da Cúria Metropolitana de Juiz de Fora.


A importância deste evento se deve à contribuição da educação católica para o século XXI, na abertura ao diálogo de temas como a “questão de gênero”, “ideologias na educação”, “mística do educador e do gestor” e “a corresponsabilidade da família e da escola na educação dos filhos”. Este Congresso busca oferecer novo ânimo aos profissionais da educação, bem como proporcionar reflexões que possam forjar um atuar educativo mais humano e integral, unindo num só projeto, a formação do caráter, a educação pessoal, espiritual, social e intelectual, unindo fé e razão.


O Congresso de Educação Católica acontecerá na Cúria Metropolitana de Juiz de Fora, localizada na Avenida Barão do Rio Branco, 4516 – Alto dos Passos.


Clique aqui e confira a programação completa.

35 visualizações0 comentário
bottom of page