top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Últimos dias de inscrições para Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Por Danielle Quinelato


Estão abertas, até esta sexta-feira, dia 21 de outubro, as inscrições de professores e estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de todas as regiões do país para a 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética.


Em Minas Gerais, a Cemig é uma das distribuidoras que apoia a realização e a continuidade do evento em âmbito nacional. De acordo com o Engenheiro de Sustentabilidade e Eficiência Energética da companhia, Thiago Douglas Ribeiro Batista, a Olimpíada pretende levar informações sobre o uso racional da energia elétrica, além de contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes.


As inscrições podem ser feitas pelo site www.onee.org.br/olimpiada, onde também podem ser conferidas as informações gerais da competição. O engenheiro da Cemig ressalta que as inscrições são gratuitas e que os participantes concorrem a diversas premiações.


A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2022 é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conta com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (IABDEE) e com a realização de concessionárias de energia que operam em 22 estados e no Distrito Federal.


O curso direcionado aos estudantes que participarem da Olimpíada será composto por três módulos, que contemplarão assuntos como: introdução à energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção e geração de energia e consumo consciente; e ações de eficiência energética e combate ao desperdício.


Professores e estudantes passarão por uma capacitação prévia à realização dos desafios e provas. A disputa inclui as etapas de formação de professores através da plataforma digital, multiplicação de conhecimentos entre os estudantes e a realização das provas. Todas acontecerão de forma monitorada e com a possibilidade de utilização de conteúdos online e off-line, incluindo a realização de provas em braile.


No projeto piloto da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética, realizado em 2021, foram recebidas mais de 40 mil inscrições, de estudantes de 120 municípios. Para a edição deste ano, a expectativa é de que este número se multiplique, com mais de 180 mil inscritos de ao menos 500 municípios de todas as regiões do país.

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page