top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Semana Santa: Encenações da Paixão de Cristo acontecem por toda Arquidiocese JF

*Foto: Facebook Grupo Semana Santa

Durante o período da Semana Santa, a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, também são lembradas e vividas pelos fiéis através de encenações promovidas por paróquias, comunidades e grupos, sejam de jovens ou teatrais.


Na Arquidiocese de Juiz de Fora, vários espetáculos, sejam peças ou musicais, serão realizados. Grandes destaques na programação artística são as apresentações produzidas pelo Grupo Semana Santa, da Paróquia Santa Luzia, que todos os anos leva multidões ao bairro da Zona Sul e o grupo de teatro “Nova Bethel”, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Vale da Floresta), que dessa vez terá um novo palco, o Parque de Exposições de Juiz de Fora.


A maioria das encenações será na Sexta-feira da Paixão, 19 de abril e com exceção do grupo Nova Bethel, são atrações gratuitas.


Confira a programação completa:


Juiz de Fora


Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

Dia 15 de abril –  Segunda-feira Santa

19h30 – Via-Sacra encenada no Bairro Industrial (Responsáveis: Grupo Jovem JUC e PASART)


Grupo Jovem JUDAC – Cidade Alta

Promovido pelo Grupo Jovem JUDAC e apoiado pelas paróquias São Pedro e Nossa Senhora de Fátima, o musical “Paixão de Cristo – Fica conosco Senhor!” está marcado para a Sexta-feira Santa, às 19h, na Estação São Pedro. No local, serão disponibilizadas 1.000 cadeiras, porém o espaço comporta maior público.


O musical acontece há mais de 22 anos. São entorno de 110 pessoas divididas em 9 equipes (produção, acolhida, música, dança, financeiro, maquiagem, elenco, intercessão e figurino, além do coordenador geral). Segundo o coordenador geral do evento, Bruno Lamas, o público pode esperar “um musical que levará a paixão de Cristo para todos e mostrará que, talvez não percebamos, mas Deus está sempre ao nosso lado”.


19h – Encenação da Paixão de Cristo na Estação São Pedro. O endereço da Estação São Pedro é Rua José Lourenço, 101 – São Pedro.


Paróquia Santa Luzia – Santa Luzia

O Grupo Semana Santa da Paróquia Santa Luzia, do bairro homônimo, está presente na cidade há mais de 30 anos. Hoje tem uma média de 40 pessoas envolvidas, entre personagens, produção e técnica em sua encenação.


A cada ano contam a história da Paixão sob a ótica de um personagem bíblico, dessa vez será a partir dos discípulos de Emaús.


Segundo Robson Ribeiro, membro do grupo, a boa recepção do público os motiva muito, e frequentemente eles mudam a roupagem da peça. “Nunca fugindo do tema central que é o Evangelho, o Cristo e sua paixão, morte e ressurreição. Mas buscando pela ótica de algumas pessoas que conviveram com ele, pelos relatos bíblicos, pelo contexto da época a gente busca analisar essa passagem do Cristo pela Terra”, afirmou.


A encenação acontece na Igreja Matriz Santa Luzia, no dia 19 de abril, às 19h30. O endereço é Rua Ingrácia Pinheiro, 160 – Bairro Santa Luzia.


Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Floresta

O grupo de teatro “Nova Bethel”, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Vale da Floresta), fará a Encenação da Paixão de Cristo no Parque de Exposições, em dois horários às 18h e 21h. Este espetáculo requer o investimento de R$ 5. Os ingressos ainda estão à venda no Santa Cruz Shopping; na Galeria Belini, loja Shopping dos Carimbos; e no Braz Shopping, na loja Star Cópias; além da Secretaria da Igreja São Sebastião, no Bairro Jardim Esperança.


O grupo se apresentou no ano anterior com um grande espetáculo ao ar livre, no bairro Granjas Bethel, envolvendo mais de 150 pessoas, entre elenco e produção. Desta vez, a apresentação pretende ser ainda maior, envolvendo aproximadamente 300 pessoas, quatro palcos, vários cenários, um diversificado figurino e muitas outras novidades.


18h e 21h – Encenação da Paixão de Cristo no Parque de Exposições.


Paróquia São José – Costa Carvalho

O grupo realiza a Via-Sacra há cerca de oito anos. Neste ano, 60 pessoas de toda a paróquia estão envolvidas na encenação. Eles convidam a todos para compartilhar o caminho da cruz, penetrando nos sentimentos e pensamentos de Jesus enquanto carregava a cruz. Acreditam ser o momento propício para compreender o que a via dolorosa significou para Cristo.


20h – Via-Sacra com o Grupo Jo.A.M (Jovens e Adolescentes em Missão) na Matriz São José e Procissão do Enterro.


Paróquia Santa Teresinha 19h30 – Musical da Paixão do Senhor com o grupo de jovens Impacto e colaboradores na Matriz. Procissão do enterro para o Parque da Saudade


Paróquia São Sebastião – Barreira do Triunfo

18h30 – Encenação da Paixão e Morte do Senhor com reflexão e descendimento da cruz, seguida da Procissão do Enterro para Igreja Matriz de São Sebastião.

20h – Encenação da Paixão e Morte do Senhor com reflexão e descendimento da cruz, seguida da Procissão do Enterro, para a Capela Santa Maria Eterna.


Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus – Bairro de Lourdes

20h – Encenação da Paixão de Cristo na Comunidade São Vicente.


Paróquia Divino Espírito Santo – Progresso

19h – Via-sacra com encenação do descendimento da Cruz na Matriz.


Paróquia são João Paulo II – Nova Era

19h30 – Encenação da Paixão de Cristo na Comunidade de Santo Antônio e em seguida procissão com o Senhor Morto, saindo da comunidade em direção a Igreja Matriz.


Paróquia São Mateus – São Mateus

20h – Após o descendimento da cruz, o grupo jovem da paróquia fará um momento de reflexão, encenação e oração a Mãe das Dores.


Paróquia Santa Ana – Vila Ideal

19h30 – Encenação da Paixão de Cristo, Sermão do Descendimento da Cruz e Procissão com o Senhor Morto.


Paróquia Santo Antônio do Paraibuna – Bairro Santo Antônio

19h30 – Via-Sacra encenada pelas ruas do bairro. Concentração na comunidade Divino Espírito Santo.


Quase-Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Granjas Betânia

19h30- Encenação da Paixão e Morte de Jesus.


Interior


Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Pedro Teixeira

*Colaboração de Danilo Cristifon


O Teatro da Paixão de Cristo na cidade teve início no ano de 2014 com a criação do grupo de jovens JUSC – Jovens Unidos Seguindo a Cristo. Este ano, chega em sua 6º edição, segundo os organizadores, “buscando mais jovens a fazer parte deste grande momento, onde a união de todos faz o grande sucesso dessa apresentação”.


O espetáculo e composto por mais de 70 jovens, unidos em um único objetivo, retratar os momentos finais de Jesus Cristo. Além de trazer para aqueles que ainda não conhecem essa história, uma forma didática de entender estes momentos finais.


A encenação será realizada no dia 19 de abril com previsto para início às 19h, no campo central da cidade.


Paróquia Santo Antônio – Ewbank da Câmara/MG

Seguindo sua própria tradição, pelo quinto ano a via-sacra é feita na segunda-feira santa. Nesta edição o objetivo é mostrar Jesus na atualidade, nas pessoas que hoje estão na sociedade sofrendo crucificação como ele, como por exemplo.


Segundo a diretora da encenação, Inês Oliveira, a via-sacra de Ewbank nasceu como sugestão de um seminarista para o grupo jovem que existia na paróquia. “Não queremos deixar a ideia morrer, porque a comunidade gosta muito e eles a abraçam. Este ano conseguimos mais pessoas, alguns adultos e mais adolescentes estão querendo participar”, contou ela.


A Via-Sacra Encenada pela Juventude será dia 15 de abril, Segunda-feira Santa, às 19h30, com saída em frente à Matriz.


Paróquia Santa Ana – Santana do Deserto/MG

Dia 16 de abril – Terça-feira Santa

19h –  Teatro da Paixão de Cristo na Matriz.


Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Arantina – MG

19h – Encenação da Paixão e Morte de Jesus após Procissão do Senhor Morto.


Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Bocaina de Minas/MG

19h – Encenação, Sermão do Descendimento no adro da Matriz e Procissão


Paróquia São Sebastião – Chácara/MG

19h – Encenação da Vida, Paixão e Morte do Senhor na escadaria da Igreja São Sebastião, reflexão e procissão do enterro.


Paróquia do Divino Espírito Santo – Guarará/MG

16h30 – Encenação da paixão e morte de Cristo


Paróquia São Pedro Apóstolo – Pequeri/MG

19h – Teatro da paixão e morte de Cristo


Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Rio Novo – MG

19h – Teatro da Paixão no Parque de Exposição (Grupo Raízes) e procissão do enterro (Capela Senhor dos Passos) até a Matriz.


Paróquia Santa Rita de Cássia – Santa Rita de Jacutinga/MG

19h – Encenação da Paixão e Morte do Senhor, seguida de Procissão do Enterro.


Paróquia São Joaquim e Sant’Ana – Santos Dumont/MG

19h – Teatro do grupo jovem Força Jovem Cristã na Capela Nossa Senhora Imaculada Conceição. Ela fica na Rua Constantino Horta, 65 – Campo Alegre – área rural


*Fonte: Assessoria de Comunicação Arquidiocese JF

36 visualizações0 comentário
bottom of page