Por Roberta Oliveira
A partir de quinta-feira, 4 de agosto, começa mais uma campanha de imunização em Juiz de Fora. Está é voltada para proteger cães e gatos contra a raiva. O ponto de partida é o atendimento na zona rural do município.
O médico veterinário e coordenador da Campanha, José Geraldo de Castro Júnior, reforçou quais animais são o público-alvo da imunização neste mês.
José Geraldo explicou como será o atendimento na zona rural do município.
A ordem do atendimento está disponível no site da Prefeitura. Além de proteger os animais contra a doença, a imunização também é uma forma de impedir casos de raiva nos seres humanos, como lembra o médico veterinário.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que não é registrado casos de raiva em cães e gatos desde o ano de 1998. Os registros recentes são em bovinos e equinos, geralmente na zona rural, e transmitida principalmente por morcegos hematófagos.
O Hospital de Pronto Socorro é o local de referência em Juiz de Fora e em região em casos de mordidas/arranhões de cães, gatos e outros animais possivelmente contaminados. No serviço de soroterapia do HPS, o paciente é avaliado se precisa receber a vacina e/ou soro antirrábico.
Comments