O Você Sabia conversou com um doutor em física para aprender um pouco mais sobre o fenômeno extremamente comum no período chuvoso.
Por Rádio Catedral

No dia 5 de janeiro deste ano, durante a tempestade que atingiu Juiz de Fora, foram registrados cerca de 540 raios em menos de 2h. Ainda de acordo com o setor de meteorologia da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), em dezembro de 2024, foram verificados um total de quase 2.600 raios no município.
Calma que tem mais: no ano passado, a Cemig registrou 1,5 milhão de raios em todo o estado. Desde o mês de outubro, quando começou o período chuvoso, foram contabilizadas 943 mil descargas atmosféricas.
Para aprender um pouco mais sobre os raios, a Rádio Catedral convidou o doutor em Física, coordenador do curso de licenciatura em Física e do curso de bacharelado em ciências exatas e professor da Estácio, Thiago da Silva Teixeira Alvarenga para participar do Você Sabia desta semana.
Ele é licenciado em Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), mestre e doutor em Física com ênfase em eletrônica quântica na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e aceitou responder essas dúvidas e falar como a gente pode se proteger de descargas elétricas.
O que são os raios e como se formam?
Quais são os tipos de raios? E precisa estar chovendo para acontecer uma descarga elétrica?
Tem local que atrai raios? Por que eles caem em um lugar e não em outro?

Professor, procede ou é lenda: se deitar no chão em local descampado protege contra raios?
Muitas pessoas dizem que durante tempestade de raios tem que cobrir espelhos, guardar objetos metálicos: procede ou é lenda?
Em tempo onde as pessoas fazem de tudo para aparecer na internet: ficar na janela ou em algum ponto de observação para filmar ou fotografar queda de raios é perigoso?
O ditado popular de que o raio não cai duas vezes no mesmo lugar procede ou é lenda?
E para encerrar, professor, quais as orientações para as pessoas de protegerem de descargas elétricas?
Confira o quadro Você Sabia na íntegra em nosso instagram.
Comentarios