top of page

Você sabe o que é inflação e como ela impacta seu bolso?

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • 25 de out. de 2021
  • 1 min de leitura

*por Danielle Quinelato

Se você costuma fazer compras ou contratar serviços, certamente já sentiu no bolso os efeitos da inflação. A inflação oficial no país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), subiu 1,16% em setembro na comparação com agosto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Mas, afinal, o que é inflação, como ela é medida e de que maneira ela afeta a vida dos cidadãos que têm diferentes tipos de renda e hábitos de consumo? O economista Bruno Dore começa explicando o que é esse índice.


O economista explica que há vários índices de inflação, mas que o principal deles é o IPCA.


Bruno Dore ainda detalha como a inflação é medida.


Segundo o economista, enquanto o reajuste dos preços dos produtos pode ser feito mensalmente, o salário dos trabalhadores é alterado uma vez ao ano.


Bruno Dore ressalta que até o reajuste salarial é impactado pela inflação.


O economista aponta que a inflação impacta de forma diferente os diversos tipos de consumidores, classes sociais e setores.


Por fim, Bruno Dore orienta os consumidores sobre como tentar fugir dos impactos da inflação.


A expectativa do mercado financeiro para a inflação medida pelo IPCA disparou de 8,69% para 8,96% em 2021 e de 4,18% para 4,40% em 2022. As projeções estão no Relatório Focus do Banco Central desta segunda-feira (25), que aponta a mediana das estimativas do mercado para os principais indicadores econômicos do país.


A meta de inflação a ser perseguida pelo BC é de 3,75% em 2021 e 3,50% em 2022, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, as expectativas são de inflação acima da meta.

Commentaires


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page