top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Via-Sacra Sinodal da Juventude reúne cerca de 5 mil jovens

por Giovane Rezende

Neste domingo, o segundo do tempo da quaresma, dia 13 de março, mais uma edição da Via-Sacra Sinodal da Juventude ao Morro do Cristo foi realizada em Juiz de Fora. O tradicional evento foi realizado na Catedral em 2021, sem a tradicional caminhada. Nesta edição, cerca de cinco mil jovens atenderam ao chamado para participar e refletir o trajeto percorrido por Nosso Senhor com a Cruz às costas, desde o pretório de Pilatos, onde foi condenado à morte, até o Calvário, onde foi crucificado.


O grande diferencial deste ano foi a participação das Escolas Católicas de Juiz de Fora, integrando o evento no Morro do Cristo. A ideia surgiu a partir do tema da Campanha da Fraternidade 2022: Fraternidade e Educação. É a terceiraa vez que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aborda a educação na campanha.


A Via-Sacra da Juventude foi iniciada por Santa Missa, celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, na paróquia Nossa Senhora de Fátima, na cidade alta. Em seguida, o povo partiu rumo ao Morro do Cristo. Segundo Dom Gil, cerca de cinco mil jovens participaram depois de um ano parados.

Dom Gil Antônio Moreira destaca o recomeço, marcado pela vibração da juventude em celebrar os mistérios da fé, em preparação para a Páscoa.

O Vigário Episcopal para Educação, Comunicação e Cultura, Padre Antônio Camilo de Paiva, evocando o tema da Campanha da Fraternidade, "Fraternidade e Educação", destacou a união das paróquias e das instituições de ensino católicas em sinodalidade, caminhando juntos em direção ao monte.

O responsável pelo Setor Juventude da Arquidiocese de Juiz de Fora, Padre Luiz Roberto Magalhães Leite, o Padre Zucka, faz um agradecimento especial a todos que participaram desta caminhada, na Via-Sacra da Juventude.

Participando da Via-Sacra, a Diretora do Centro Educacional Santa Clara, Irmã Deise Maia da Silva, ressalta que a Cruz abençoada segue acompanhando a instituição durante todo o ano, lembrando sempre a responsabilidade de educar e passar valores positivos aos jovens e crianças.

A Coordenadora e Diretora Administrativa do Colégio dos Santos Anjos, Irmã Idanila Frozza, aponta a felicidade de poder trabalhar, mais uma vez, o tema da educação durante a Campanha da Fraternidade.

O Diretor Executivo do Colégio Academia, Ronaldo Pimenta da Cruz, fala sobre a surpresa em ver tantos jovens envolvidos nesta caminhada e sobre levar esse valor para dentro da Instituição.

De acordo com o jovem Heitor Fortunato, é muito importante reunir os jovens em oração e, na Via-Sacra, isso é possível.

Conforme o jovem Caio Daniel de Almeida, dois ônibus de jovens vieram de sua paróquia, Nossa Senhora das Dores, do bairro Grama, para poder participar desta Via-Sacra Sinodal da Juventude.

*Fotos e áudios cedidos pela Assessoria de Comunicação da Arquidiocese JF

41 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page