Por Fabíola Castro*
O verão no Brasil começou a 0h27 da última sexta-feira (22). Oficialmente essa foi a chegada da estação mais quente do ano, mas que deu vários sinais ao longo do ano com ondas atípicas de calor.
A previsão é de temperaturas acima da média histórica, segundo relatório climático produzido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Devido ao fenômeno El Niño, que alterna a distribuição da temperatura da água no Oceano Pacífico, as alterações no clima devem ser mais intensas. No Brasil, os efeitos do El Niño podem se prolongar por toda a estação.
A meteorologista do Inmet, Anete Fernandes, explica como deve ser o verão na região da Zona da Mata mineira, com chuvas e temperaturas de normais a acima da média.
Normalmente, o verão no país é marcado pela elevação de temperatura, dias mais longos do que as noites, chuvas fortes, descargas elétricas e ventos de intensidade moderada a forte. A estação termina em 20 de março de 2024.
Confira também:
*Com informações da Agência Brasil
Comments