top of page

'Vamos a Belém?': talento, afeto, comunhão e fé são as bases do presépio da Paróquia São Mateus em 2024

Foto do escritor: Radio CatedralRadio Catedral

Espaço foi planejado para permitir um encontro dos visitantes com a espiritualidade do Natal na região Central de Juiz de Fora


Por Rádio Catedral


Muitas casas católicas ganharam um espaço especial neste mês: o presépio, a representação da cena do nascimento do Menino Jesus. Este espírito de comunhão de sentimentos e talentos, de fé e de esperança foi a base da Paróquia São Mateus que montou um presépio com o convite: 'Vamos a Belém?'


No início, era um cantinho no estacionamento da Matriz usado para guardar coisas que não tem mais utilidade. Ao olhar para o espaço, o pároco, Padre Leonardo José de Souza Pinheiro, percebeu que poderia ser transformado em algo precioso para os católicos.



O presépio foi construído a várias mãos e especialidades. Após o planejamento, o grupo se reuniu em dois sábados para a montagem. Funcionários da paróquia ajudaram com detalhes técnicos para garantir a segurança e permitir a ambientação adequada para os visitantes, como explica Padre Leonardo Pinheiro.





Legado de família: afeto comunitário


Além da criatividade para criar a cena do nascimento de Jesus, o presépio tem toques pessoais e afetivos dos envolvidos, inclusive do Padre Leonardo.



A visita ao presépio e ainda a Novena de Natal permitem uma pausa no mundo corrido em uma paróquia urbana na região Central de Juiz de Fora. Além disso, para Padre Leonardo Pinheiro, é um convite para as pessoas sentirem e a levarem a Boa Nova do Natal.



Mais que nunca, o Natal da Esperança


O Natal está em todo lugar por conta do apelo comercial. No entanto, mais que isso, Padre Leonardo reforça que as pessoas devem se ater ao cerne deste momento: o nascimento do Menino Jesus e, neste ano, no contexto do Jubileu da Esperança, o fato de que todos podem contribuir um pouco por um mundo melhor.



E nesta quinta (5), às 19h, haverá a Cantata de Natal da Escola Municipal Santa Catarina Labouré nas escadarias da Igreja São Mateus, na Rua São Mateus, 629. A 13ª edição do evento deve reunir cerca de 200 crianças, entre 4 e 6 anos, apresentando músicas natalinas que marcaram época e que encantam diferentes gerações.



 
 
 

Comentarios


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page