• Radio Catedral

Vacinação de profissionais da saúde na UFJF foi iniciada com atraso nesta quarta-feira (24)

Por Fabíola Castro

*Foto: UFJF.

A Secretaria de Saúde de Juiz de Fora iniciou na manhã desta quarta-feira (24) a vacinação de profissionais da saúde a partir de 40 anos contra a Covid-19, no drive thru da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Marcada para às 9h, a imunização começou com atraso, depois das 10h. Recebemos o relato de uma ouvinte, por volta das 13h, - mãe de uma profissional da saúde que foi ao local para se vacinar -, sobre o atraso, o grande tempo de espera e a longa fila de carros que se formou.


Em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde, uma nota foi enviada explicando o ocorrido. "O atraso ocorreu devido à informação de que profissionais que pertencem aos grupos constantes da *portaria 639, de 31 de março de 2020, do Ministério da Saúde*, mas que não prestam serviços assistenciais em saúde ou em vigilância em saúde em espaços e estabelecimentos de saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios e outros locais, estavam se mobilizando para irem se vacinar no Campus".


Devido à situação, informa ainda a assessoria da pasta da saúde, "a equipe de vacinação optou por iniciar o procedimento somente após a chegada do Subsecretário de Vigilância em Saúde, Gustavo Felinto, que ressaltou as informações de quais eram os públicos que deveriam ser vacinados. A partir da presença do subsecretário no local a imunização foi iniciada".


A Secretaria de Saúde reforça que serão vacinados os profissionais envolvidos diretamente com assistência em saúde, sendo eles *biólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, odontólogos, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos e técnicos em radiologia*, conforme a portaria 639, do Ministério da Saúde.


Segundo as diretrizes dos informes técnicos do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, somente devem ser imunizados neste momento os profissionais que atuam na área assistencial e vigilância em saúde em espaços e estabelecimentos de saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios e outros locais, que estejam na ativa nas redes pública e privada e não foram vacinados até o momento.


Os profissionais autônomos para serem imunizados devem comprovar prestação de serviço a estabelecimento de Saúde, como por exemplo, um médico ou um enfermeiro autônomo que presta serviço para um hospital.


A Secretaria de Saúde informou também que na manhã, desta quarta-feira (24) houve ainda atraso para o início da vacinação em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O atraso ocorreu devido a um problema no veículo da Subsecretaria de Vigilância em Saúde que abastece as unidades durante a manhã.


A imunização dos profissionais de saúde a partir dos 40 anos segue nesta quinta-feira (25), no sistema drive thru, das 9h às 16h, no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced), no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).


Os idosos de 78 anos ou mais também pode se imunizar no Departamento de Saúde do Idoso e nas nas sete Unidades Básicas de Saúde que realizam o procedimento. Saiba mais aqui.

0 comentário

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .