Por Fabíola Castro
Durante as sextas-feiras do mês de setembro, diversas localidades de Juiz de Fora estão recebendo postos itinerantes de vacinação antirrábica para cães e gatos. O atendimento acontece das 14h às 19h. E nesta sexta-feira, dia 16, os bichinhos poderão ser levados para imunização na Praça Teotônio Vilela, no bairro Vitorino Braga. A vacinação, acontece dentro do evento “Rolê da Cidadania” que oferece ainda atividades recreativas e culturais, além de outros serviços e atendimentos sociais. O Médico Veterinário e Supervisor de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, José Geraldo de Castro Júnior, fala sobre a importância da vacinação dos animais que podem transmitir a raiva e também sobre a gravidade que a doença pode atingir.
Além de cães e gatos, há a recomendação de imunização de outros animais na zona rural, como explica José Geraldo.
O Médico Veterinário, José Geraldo, reforça que a campanha já está em andamento com aplicação das vacinas antirrábicas, inclusive com os postos itinerantes e que haverá ainda um "Dia D" de imunização.
A indicação de vacinação contra a raiva para cães e gatos é de uma dose ao ano e, conforme o Veterinário José Geraldo, a previsão é de imunizar cerca de 50 mil animais.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacinação antirrábica animal representa a ação mais importante na prevenção do aparecimento da doença. Ainda conforme a pasta, em relação à situação epidemiológica da raiva no município, não há registros de casos da doença em cães e gatos desde o ano de 1998. Em contrapartida, são registrados casos de raiva em bovinos e equinos, frequentemente na zona rural, transmitida principalmente por morcegos hematófagos.
Raiva
A raiva é uma zoonose causada por vírus e transmitida por mamíferos, principalmente cães e gatos, cabendo destacar que a transmissão ao homem também pode ocorrer através de equinos e bovinos, animais silvestres/morcegos, principalmente na zona rural. A transmissão ocorre através de mordeduras, arranhaduras e lambeduras de mucosas, em função do vírus estar presente na saliva dos animais contaminados.
Referência para atendimento
O Hospital de Pronto Socorro (HPS) é o local de referência em Juiz de Fora em casos de mordidas/arranhões de cães, gatos e outros animais possivelmente contaminados. O serviço de soroterapia do HPS é referência no tratamento antirrábico na região, para que se avalie a necessidade de aplicação de vacina e/ou soro antirrábico. Esse é um procedimento que representa outra importante ação na prevenção da doença, além da vacinação dos animais.
Comentarios