top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Um hábito simples: lavar as mãos evita doenças e pode salvar vidas

Por Fabíola Castro

*Foto: site Pastoral da Criança.

Lavar bem as mãos, com água e sabão, é um ato simples que pode salvar vidas, evitando a propagação de doenças. Aprendemos isso desde crianças, mas será que perpetuamos esse hábito, que deve ser constante, para a vida adulta? Durante a pandemia da Covid-19 higienizar as mãos constantemente se tornou ainda mais fundamental.


A conscientização sobre a importância do hábito de lavar as mãos também é um dos objetivos do projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), “Mãos limpas previnem infecções na infância: ensinando higienização das mãos nas escolas”. A iniciativa, coordenada pelo professor da Faculdade de Enfermagem, André Luiz Alvim, visita escolas municipais de Juiz de Fora e reflete, juntamente aos alunos, professores e funcionários, como a boa higienização das mãos pode evitar doenças.


O Professor André Luiz Alvim, em entrevista para o quadro "Bendita Saúde"desta terça-feira, 9, falou da importância do simples ato de lavar as mãos para a nossa saúde.


Confira:


Lavar bem as mãos, com água e sabão, é um ato simples. Mas qual a sua importância?


Além das citadas, quais outras doenças podem ser evitadas com o ato de lavar as mãos?


Lavar as mãos é importante para todas as pessoas, mas esse hábito deve começar a ser ensinado, incentivado na infância?


E como deve ser a lavagem correta das mãos? Não é somente colocá-las rapidamente em baixo da torneira e tirar e achar que estão higienizadas?


Com a pandemia da Covid-19 isso foi bastante falado: que você deve lavar as mãos, esfregando-as por tantos segundos para que de fato ela fique limpa?


Além de ser desenvolvido em casa, trabalhar esse tema nas escolas é importante?


Além de atuar em escolas, fazer campanhas de conscientização sobre esse tema com toda a população também é relevante?


A higiene das mãos é considerada mundialmente medida eficaz, simples, de baixo custo para prevenir a transmissão de doenças e microrganismos, em especial, no período da infância?


Há dados que mostrem a incidência de doenças que poderiam ser evitadas com a lavagem das mãos?


Considerações finais.



Dia Mundial de Higienização das Mãos


Todos os anos, a campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) "Salve vidas: Higienize suas mãos", que começa em 5 de maio - Dia Mundial da Higiene das Mãos -, tem como objetivo manter um perfil global sobre a importância da higiene das mãos na atenção à saúde e unir as pessoas em apoio à melhoria da higiene das mãos em todo o mundo.


A campanha do Dia Mundial da Higiene das Mãos de 2023 da OMS tem como tema: "Juntos, podemos acelerar a ação para melhorar a higiene das mãos e assim prevenir infecções e a resistência aos antimicrobianos na atenção à saúde e construir uma cultura de segurança e qualidade, em que a higiene das mãos tenha máxima prioridade".


Lavar bem as mãos, um cuidado simples com a nossa saúde!



33 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page