Por Rádio Catedral

A Universidade Federal de Juiz de Fora recebeu a aprovação de um investimento de R$ 7 milhões para a preservação e digitalização de seus acervos históricos e culturais. O recurso foi obtido por meio de um edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e será aplicado na infraestrutura de museus e centros de memória da instituição. O objetivo é garantir a conservação de documentos e obras de valor histórico, além de ampliar o acesso da sociedade ao patrimônio cultural da universidade.
Os investimentos contemplam espaços como o Museu de Arte Murilo Mendes, o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana, o Memorial da República Presidente Itamar Franco e o Centro de Conservação da Memória e o Arquivo Central, além de outros espaços.
A verba será utilizada para a aquisição de materiais e equipamentos adequados para acondicionamento físico dos acervos, digitalização de documentos e criação de um repositório digital, permitindo que pesquisadores e interessados possam acessar remotamente os conteúdos preservados.
O pró-reitor de Cultura da UFJF, Marcos Medeiros, destacou que o investimento é um passo fundamental para que a universidade ingresse em sistemas nacionais e internacionais de acervos históricos. Ele explicou que a digitalização permitirá que pessoas de qualquer lugar possam ter acesso ao material, ampliando o alcance da pesquisa e da cultura.
Além das melhorias na preservação documental, o projeto prevê a construção de uma nova reserva técnica no Museu de Arte Murilo Mendes, com estrutura específica para conservação das obras. Entre as adequações, estão previstas a instalação de sistemas de climatização, mapotecas, estantes e outros equipamentos que garantam melhores condições para a manutenção do acervo.
Comments