top of page

UFJF e Hemominas realizam campanha para buscar doadores de medula óssea

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • 23 de jun.
  • 1 min de leitura

Por Rádio Catedral


Foto: Twin Alvarenga/UFJF
Foto: Twin Alvarenga/UFJF

Nesta terça-feira, dia 24, 9 da manhã às 2 da tarde, no Restaurante Universitário do campus da UFJF, será realizado o cadastramento de doadores voluntários de medula óssea.


A iniciativa é uma parceria entre a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da UFJF, a Fundação Hemominas e a Faculdade de Enfermagem. O objetivo é cadastrar até 100 possíveis doadores, como explica Rosani Martins, do Setor de Captação da Hemominas de Juiz de Fora.


Para participar, é simples: basta ter entre 18 e 35 anos, estar saudável e levar um documento de identidade com foto. No local, o voluntário será orientado sobre o processo. Se estiver de acordo e não tiver impedimentos, será feita a coleta de apenas 5 ml de sangue para o cadastro no Redome – o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.


A chance de compatibilidade entre pessoas não aparentadas é de apenas 1 em cada 100 mil. Por isso, quanto mais pessoas cadastradas, maior a chance de salvar vidas. Vale lembrar que o cadastro pode dar direito a benefícios como isenção em taxas de concurso e meia-entrada em eventos, dependendo das regras dos organizadores.


O Redome é gerido pelo Ministério da Saúde e conta hoje com mais de 5,9 milhões de cadastros. Mas atenção: o cadastro vale até os 60 anos, e os dados precisam estar sempre atualizados para que o doador possa ser localizado, caso seja compatível com algum paciente.

Comments


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page