• Radio Catedral

Tuberculose e a importância de seguir o tratamento completo

Atualizado: Ago 16

Por Fabíola Castro



A Tuberculose é uma doença infectocontagiosa e em Juiz de Fora está com altos índices de ocorrência. De acordo com a Pneumologista e Tisiologista, Dra. Marcia Haddad essa incidência na cidade encontra-se alta, por diversos motivos, entre eles, o abandono do tratamento que está acima do esperado, ou seja, o paciente abandona o tratamento, não fica curado e continua a espalhar o bacilo para outras pessoas.


A especialista destaca ainda, que os motivos desse abandono precipitado pode ter como responsáveis a falta de informação sobre a doença, a falta de condições socioeconômicas da população e a pandemia da Covid-19.


Na entrevista, Dra. Marcia Haddad, explica sobre a doença e fala da importância de seguir o tratamento completo para a cura e não transmissão da doença para outras pessoas.


O que é a Tuberculose e como ocorre transmissão?


Quando desconfiar da doença e procurar atendimento?


Qual o público mais vulnerável a ter Tuberculose e como é feito o tratamento?


Em Juiz de Fora há uma incidência grande de casos, o que pode ter como responsável o abandono do tratamento. Qual a importância dos cuidados completos, deles serem finalizados? E quanto tempo dura esse tratamento?

Como a Dra. Marcia frizou, o tratamento da Tuberculose dura seis meses, pode ser realizado de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e exige muita disciplina do paciente, porque é um período longo de uso de medicamento. Mas, é também, como as pessoas que precisam fazer uso diário e contínuo de medicamentos, muitas vezes pela vida toda, por diversas outras condições de saúde. É para o bem e manutenção da própria saúde!


E reforçando, mais uma vez, que no tratamento da Tuberculose o uso dos medicamentos pelo período correto e recomendado é essencial para que, dessa forma, o doente consiga se recuperar de fato e evitar a contaminação de outras pessoas, já que a transmissão ocorre por via aérea, na qual uma pessoa contaminada, com Tuberculose ativa nos pulmões, pode disseminar partículas em forma de aerossóis contendo bacilos, seja através da fala, espirro ou tosse. Em Juiz de Fora, o atendimento pode ser buscado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no PAM Marechal, no caso das áreas descobertas. A prevenção da Tuberculose, além do controle dos casos, se dá também com a vacinação BCG dos recém-nascidos.


0 comentário