top of page
Foto do escritorRadio Catedral

Tribunal Regional Eleitoral diz que 1º turno foi tranquilo em Minas Gerais

Por Rádio Catedral

Foto: TRE-MG/Divulgação

O primeiro turno das eleições municipais de 2024 foi marcado pela tranquilidade em Minas Gerais, na avaliação do TRE. Houve 421 substituições de urnas eletrônicas em todo o estado, 0,82% do total das 50.973 seções eleitorais. Entre os motivos de substituição, estão falhas na leitura da biometria e erros de hardware.

O Gabinete Integrado de Segurança registrou 785 ocorrências, a maioria relacionadas a propaganda irregular e boca de urna. Houve 109 candidatos conduzidos para registro de termo circunstanciado de ocorrência, mas nenhum deles foi preso. Outras 302 pessoas foram conduzidas, sendo que oito foram presas.

Haverá segundo turno no dia 27 de outubro em dois municípios: em Belo Horizonte, disputam Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD). Em Uberaba, Elisa Araújo (PSD) e Tony Carlos (MDB).


Empate nas urnas


Uma curiosidade ocorreu em Inhaúma, na região central: os dois candidatos, Zula (Republicanos) e Carlinhos (Solidariedade), empataram com 2.434 votos. Nesses casos, o artigo 110 do Código Eleitoral prevê a vitória do candidato mais velho. Por isso, Zula, de 62 anos, foi eleito. Carlinhos tem 46.


A última vez que isso aconteceu em Minas Gerais foi em 2008, em Dom Cavati. Pedro Eusébio e Jair Vieira ficaram empatados, com Jair sendo declarado eleito.


Leia também




1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page