Trabalho preventivo e ajuda da população são fundamentais na prevenção de desastres durante chuvas
- Radio Catedral
- 10 de nov. de 2021
- 1 min de leitura
Por Fabíola Castro

A Defesa Civil de Juiz de Fora vem realizando um trabalho na área de prevenção de desastres. Além da atualização do Plano de Contingência e do mapeamento de áreas de risco, foi desenvolvido trabalho integrado com outros setores e houve aumento das vistorias preventivas realizadas.
Conforme o órgão, no mês de outubro, 26% das visitas foram preventivas e essa atividade é necessária para que medidas efetivas sejam tomadas para reduzir os riscos, garantir a integridade de estruturas e prezar pela segurança da população.
A gerente do Departamento de Prevenção da Defesa Civil, Camila Galvão, explica as ações que são realizadas durante as vistorias preventivas.
Com o trabalho preventivo no período de estiagem, segundo o órgão, foram identificados locais prioritários para limpeza de bocas de lobo, serviços necessários a fim de minimizar alagamentos.
A Defesa Civil informou também que identifica durante as vistorias, descarte incorreto de lixos, cortes indevidos de árvores e solos, intervenções em encostas sem acompanhamento técnico, além de queimadas e poluição de rios. Intervenções sem acompanhamento aumentam a possibilidade de desastres, especialmente em áreas que são consideradas de risco.
A gerente do Departamento de Prevenção da Defesa Civil, Camila Galvão, comenta ainda que a população também pode ajudar ficando atenta às situações que podem acarretar algum desastre e comunicar à Defesa Civil.
Camila Galvão explica como são feitos os trabalhos quando identificadas possíveis áreas de risco.
Reforçando que o contato da população com a Defesa Civil deve ser feito pelo telefone 199.
Comments