top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

"Toda conversão exige uma renúncia", lembra Dom Gil sobre o encontro de Jesus e Zaqueu

Por Roberta Oliveira

Dom Gil Antônio Moreira na missa do dia 30 de outubro de 2022 na Catedral Metropolitana Imagem: WebTV A Voz Católica/Reprodução

Todo mundo ouviu alguma vez a história de Zaqueu, que subiu numa árvore para ver Jesus. Esta foi a leitura do Evangelho de São Lucas na missa do dia 30 de outubro, 31º Domingo do Tempo Comum. Em homilia na cerimônia na Catedral Metropolitana, o Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira reforçou que "toda conversão exige uma renúncia".

O arcebispo metropolitano Dom Gil Antônio Moreira iniciou a homilia contando quem era Zaqueu, conforme o relato de São Lucas.



Em um dia, tanto Zaqueu quanto Jesus estavam em Jericó. E o cobrador de impostos faz o possível para vê-lo passar e foi surpreendido por uma fala de Cristo.



O povo não entendeu por que Jesus escolheu se hospedar na casa de um homem rico, pecador e injusto. Dom Gil Antônio Moreira reforça o significado deste gesto de Cristo.




Renúncia e mudança de vida


O gesto de Jesus Cristo faz Zaqueu repensar e mudar o propósito da própria vida.



Dom Gil Antônio Moreira apontou ainda que a atitude de Zaqueu indicou outro aspecto importante da verdadeira conversão: a renúncia.



Todos somos Zaqueu e podemos deixar a salvação entrar, reforça Arcebispo



Após as promessas de Zaqueu, já convertido, Jesus afirma que a salvação entrou naquela casa. Por isso, Dom Gil nos incentivou a pensar sobre isso: deixamos a salvação entrar nas nossas casas?



O arcebispo reforçou: todos somos Zaqueu. Jesus vê o bem em todos. E podemos nos converter verdadeiramente a Deus.




Evangelho de São Lucas (Lc 19,1-10)


Naquele tempo, 1 Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. 2 Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico.


3 Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. 4 Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. 5 Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. 6 Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria.


7 Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!”8 Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”.


9 Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10 Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page