Teste do Pezinho em Minas Gerais é ampliado para identificar mais doenças
- Radio Catedral

- 21 de dez. de 2024
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

O Governo de Minas anunciou a ampliação do Programa de Triagem Neonatal, conhecido como teste do pezinho, para incluir 60 doenças, identificando doenças raras metabólicas, genéticas e infecciosas nos primeiros dias de vida dos bebês.
De acordo com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, com essa ampliação, Minas Gerais se torna o primeiro estado brasileiro a contemplar todos os grupos e doenças previstos na Lei Federal que alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente para melhorar o Programa Nacional de Triagem Neonatal.
O teste do pezinho é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 853 municípios de Minas Gerais. De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, novas medidas preventivas serão adotadas para expandir o atendimento aos pacientes diagnosticados, reduzindo impactos futuros.
O diagnóstico precoce dessas doenças amplia as opções de tratamentos ou terapias possíveis, amenizando os sintomas e proporcionando uma vida de mais qualidade aos pacientes e suas famílias.
O exame é feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê e encaminhado para processamento na Faculdade de Medicina da UFMG, que analisa mil amostras diárias do teste. Caso o resultado apresente alteração, o município de residência do paciente é acionado para agendamento de consultas e exames especializados.
Doenças que passaram a ser detectadas pelo teste do pezinho:










Comentários