top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Sport Club Juiz de Fora comemora 107 anos com programação especial

Por Fabíola Castro e Roberta Oliveira


O fim de semana será festivo no Sport Club Juiz de Fora. A instituição comemora o aniversário de 107 de sua fundação neste domingo, 24 de setembro e uma programação especial começa na noite desta sexta-feira, 22, com jogos de vôlei e futsal.


O Gigante da Avenida nasceu em 24 de setembro de 1916, a partir da Sociedade Recreativa Comercial Clube. Como não tinham uma Sede Oficial, os responsáveis procuraram José Procópio Teixeira, então presidente da Câmara Municipal e proprietário de um terreno próximo ao Largo do Riachuelo, para propor o aluguel do espaço. Em seguida, foi convocada uma assembleia que determinou que a então Sociedade Recreativa Comercial Clube se chamaria Sport Club Juiz de Fora, e seria uma sociedade independente.


O professor Márcio Guerra, Secretário de Comunicação da Prefeitura de Juiz de Fora e sócio benemérito do Sport destaca a história desse importante espaço esportivo da cidade.

Com a construção da estrutura em obra executada por José Procópio Teixeira Filho, a inauguração da sede e da arquibancada foi em 1º de maio de 1921, em partida contra o Botafogo.


O Sport também entrou para a história por ter a primeira piscina suspensa da América Latina, inaugurada em 16 de janeiro de 1938, na administração de Francisco Queiroz Caputo e que Márcio Guerra ressalta o tempo recorde que passou à frente da administração do clube.


O Sport Club já disputou o Campeonato Mineiro, recebendo no Estádio Dr. José Procópio Teixeira não apenas os times de Belo Horizonte - Atlético, Cruzeiro e América – como tradicionais rivais juiz-foranos Tupi e Tupynambás. Márcio Guerra lembra ainda de outros esportes também praticados no local e de personalidades que lá treinaram.


Atualmente, o clube não tem equipes profissionais das modalidades, mas é referência nas escolinhas de vôlei, natação, futsal e futebol de campo, além de ser um tradicional espaço de lazer.


Para comemorar o aniversário de 107 anos, estão previstos eventos esportivos nas modalidades que fazem parte da história do clube. Nesta sexta, 22, às 18h, haverá jogo de vôlei com integrantes do atual time contra as ex-atletas; seguido de partida de futsal, às 20h.


No sábado, 23, estão previstos aulão às 9h30 na área da piscina; jogo de basquete 3 x 3 na quadra externa, às 10h e jogo de futebol de campo feminino às 14h. Tem ainda futsal às 15h e partida dos veteranos no futebol de campo a partir das 15h30.


No domingo, 24, dia do aniversário, a partir das 8h, será disputado um torneio de futebol de campo masculino e de futsal. Uma Missa será celebrada às 10h. O Sport Clube Juiz de Fora fica na Av. Barão do Rio Branco, 1303 – Centro.


Confira a programação completa das comemorações dos 107 anos: @sportclubjf.









21 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page