• Radio Catedral

Sociedade São Vicente de Paulo recolhe doações para atingidos pelas chuvas na Zona da Mata

Por Fabíola Castro

A Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) em Juiz de Fora realiza campanha de arrecadação de doações para as pessoas que foram atingidas pelas fortes chuvas no Estado de Minas Gerais neste mês de janeiro. Os itens arrecadados serão destinados principalmente para cidades da Zona da Mata.


Até o momento, 53.309 pessoas foram afetadas. O número de desalojados totalizou 44.929 e o de desabrigados, 8.529. São consideradas desalojadas as pessoas que tiveram de deixar suas casas e se abrigar na casa de parentes e amigos ou buscar outras opções temporárias. Já os desabrigados são aqueles que estão acomodados provisoriamente em locais públicos improvisados – na maioria dos casos, em escolas ou igrejas.


Em todo o estado, 140 cidades tiveram a situação de emergência decretada (101 na listagem do Decreto Estadual de situação de emergência / 39 municípios atingidos que decretaram situação de emergência). Na Zona da Mata e Campo das Vertentes, 26 cidades estão em estado de emergência.


O coordenador do Departamento de Comunicação do Conselho Metropolitano de Juiz de Fora da Sociedade São Vicente de Paulo, Wandemberg Medeiros, explica que a campanha é realizada através de duas ações.

As doações podem ser entregues no Conselho Central Santo Antônio das 14h às 17h30. O endereço é Avenida Brasil, 2500 - Bairro Vitorino Braga.


Mortes


O número de mortes por causa das chuvas em Minas Gerais já é de 55, conforme atualização da Defesa Civil estadual divulgada na manhã desta quinta-feira (30). As mortes ocorreram em 19 cidades, a maioria na capital, Belo Horizonte (13).


A maior parte das mortes (42) foi causada por soterramentos, deslizamentos e desabamentos. Nove pessoas foram arrastadas pelas águas e quatro morreram por afogamento. Um homem está desaparecido na cidade de Conselheiro Lafaiete. Há 65 pessoas feridas.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .