• Radio Catedral

Seminaristas são instituídos acólitos e leitores

por Giovane Rezende


Foto: Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Juiz de Fora

No último domingo, 18 de outubro, Dia Mundial das Missões, três seminaristas do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio foram instituídos acólitos e leitores. O rito foi realizado durante Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, na Catedral Metropolitana.


Este foi o primeiro passo de Alex Francisco da Silva, Marcus Vinicius Fernandes da Silva e Ronny Moreira de Oliveira rumo à consagração definitiva. Eles vão exercer as funções até a ordenação diaconal.

Dom Gil falou sobre a data especial escolhida para a cerimônia que, além do Dia Mundial das Missões, também lembra e comemora São Lucas Evangelista.

Antes de receberem este ministério, estes jovens passam por avaliações, inclusive espirituais e pastorais, e um grande período de estudos, como aponta Dom Gil Antônio Moreira.

Segundo Dom Gil, os novos acólitos e leitores que, em breve, serão ordenados diáconos, devem aproveitar esse período para aprofundamento espiritual e pastoral.

Para o Reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, é uma grande alegria os ministérios dos seminaristas Alex, Marcus e Ronny.

O seminarista Alex Francisco da Silva, que entrou no Seminário em 2013, falou sobre a sua caminhada na fé.

Para Alex, o ministério é uma confirmação e mais um passo rumo a ordenação presbiteral.

O Seminarista Marcus Vinicius Fernandes da Silva, que está em Juiz de Fora desde 2017 e já havia cursado Filosofia, em Santarém, no Pará, destaca o momento especial.

Marcus já havia sido instituído leitor em 2016, na Alemanha, quando morou no país europeu. Ele fala sobre a ansiedade e a felicidade de passar pelo processo de transição para a ordenação diaconal.

O seminarista Ronny Moreira de Oliveira, que entrou no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio em 2015, comentou sobre a caminhada religiosa até aqui.

Segundo Ronny, ele recebe esse ministério com alegria e responsabilidade.

Os três Acólitos e Leitores agora finalizam a caminhada, com a conclusão do curso de Teologia e vão receber as ordenações diaconais seguindo para o trabalho pastoral. Marcus Vinícius recebe o Terceiro Grau do Sacramento da Ordem no dia 7 de novembro, em cerimônia presidida por Dom Bernardo Johannes Bahlmann, OFM, Bispo da Diocese de Óbidos, no Pará, na Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima do Bairro Barbosa Lage. Já Alex e Ronny serão ordenados diáconos transitórios em 31 de janeiro de 2021, véspera da abertura do triênio preparatório para o centenário da Diocese de Juiz de Fora.


Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .