Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Radio Catedral

Seminário Santo Antônio recebe segunda Sessão Sinodal

Por Giovane Rezende

*Foto: Giovane Rezende

No último sábado (7), o Seminário Arquidiocesano Santo Antônio recebeu a segunda Sessão Sinodal, do II Sínodo Arquidiocesano, que contou com a participação de cerca de 200 pessoas, entre padres, diáconos e leigos da cidade de Juiz de Fora, além do Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira.


Após oração inicial, realizada na Capela do Seminário, o sub-Secretário da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Padre Dirceu Medeiros, da Diocese de Leopoldina (MG), ministrou momento formativo, com o tema "A pastoral do Mundo Urbano, à luz das Diretrizes Pastorais da Igreja no Brasil". Padre Dirceu fez um resumo da apresentação, focada na obra de Dom Édson Oriolo, Bispo de Leopoldina.

Segundo Padre Dirceu, é necessário encontrar caminhos no meio urbano para seguir cumprindo a missão de Deus.

Em seguida, o Professor do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcel de Toledo Vieira, deu um panorama sobre as primeiras respostas dos questionários de preparação para o II Sínodo Arquidiocesano. Ele comentou sobre as observações iniciais.

De acordo com Marcel de Toledo Vieira, o principal destaque nesta primeira amostragem foi a participação familiar e a preocupação com a perseverança das crianças e dos jovens na Igreja.

A Sessão seguiu com a Espiritualidade Sinodal, com membros mulheres do movimento dos Focolares. Na volta da primeira parada, os Padres Everaldo José Sales Borges, Pierre Maurício de Almeida Cantarino e Miguel Souza Lima Campos, deram testemunhos de Ação Pastoral. Em seguida, foi realizado o trabalho de grupo com os Missionários Sinodais e a plenária dos grupos.


O Secretário do II Sínodo Arquidiocesano, Padre Vanderlei Santos de Souza, CSsR, explicou o trabalho realizado nesta segunda Sessão.

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, destacou o novo passo que é dado pelo II Sínodo, educando na caminhada conjunta.

Para Dom Gil, o encontro do sábado (7) foi uma reflexão sobre o que já foi realizado até aqui e o que precisa ser feito para que a Arquidiocese dê novos passos.

Encerrando as atividades, foi realizada a Oração Final, seguida do almoço. As demais sessões em 2020, como essa de sábado, serão apenas para as paróquias do município Juiz de Fora, onde acontece a primeira fase do II Sínodo Arquidiocesano. Somente em 2021, a segunda fase contemplará as paróquias do interior.


O principal assunto abordado é a evangelização da cidade, proposta que vai em direção às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o quadriênio 2019 a 2023.


Confira mais algumas fotos do dia: